A exposição de Inventários Turísticos de Santa Maria e Região Central, dos alunos de Turismo da Unifra, pode ser conferida até dia 24 de outubro, no Salão de Exposições da Unifra, no prédio 14. O trabalho é um Laboratório de Planejamento e Gestão do Turismo que foi feito durante os anos 2005 e 2007, na região central.
O projeto é do Ministério do Turismo, que implantou no interior o Programa de Regionalização do Turismo. O Estado foi dividido em regiões. As Instituições de Ensino Superior, que possuem o curso de Turismo, ficaram responsáveis por uma região e a Unifra ficou com a parte central, explica a professora Eva Coelho. Através do Ministério e das prefeituras dos municípios, foi possível fazer as viagens, com alimentação e estadia.
Foram levantados dados de 16 municípios da região: Santa Maria, São Sepé, Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Pinhal Grande, Restinga Seca, Silveira Martins, Itaara, São Martinho da Serra, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, Santiago e São Francisco de Assis. Os dados incluem atrativos naturais e culturais, população, economia local, estrutura, entre outros.
O objetivo é fazer com que os municípios façam parte do sistema do Ministério do Turismo, um banco de dados nacional. “As prefeituras já conhecem os dados apurados e pedimos que atualizem, pois futuramente esses dados estarão visíveis para todos”, conta Eva.
Aluna de Jornalismo Camila Gonçalves, que conferiu a exposição, diz que a coleta de dados é importante porque se souber o que tem por perto aumenta o interesse em conhecer: “pode-se viajar sem gastar muito fazendo turismo pela região”.
A exposição fica aberta até dia 24 de outubro no salão de Exposições do prédio 14, das 13h30min às 19h.
Fotos: Carolina Moro