A temática da oficina era visível para aqueles que entravam na sala de aula. No quadro, estava desenhada uma caricatura de Lima, seguida de uma frase de boas-vidas. Nas explanações, o comunicador citou a importância das imagens na publicidade, analisou e fez um breve histórico das principais propagandas conhecidas, como as dos produtos Coca-Cola, Cica, Sadia e Galak. Abordou, ainda, a exploração de desenhos e personagens para a transmissão do conteúdo.
Na opinião do profissional, é necessário apelar por meios que façam o consumidor lembrar do produto. A imagem serve para emocionar o público e associar à marca. “O desenho torna a coisa mais simpática e conquista a pessoa”, comenta. Lima também acredita que esse tipo de arte incentiva a criança presente em cada indivíduo. “Geralmente, esse lado deve ser sempre ativado”, explica. Já a utilização do humor, depende da escolha dos clientes da agência publicitária.
Para entender o efeito causado pela figura, os integrantes do curso realizaram um exercício. Cada um criou uma imagem enfocando política ou para campanhas de empresas fictícias, como o Fixador de Adesivos Dentecs e Cemitério Parque Rigor Mortis. Segundo o estudante do terceiro semestre de Publicidade e Propaganda, Guilherme Abelin, 21 anos, a aula contribui para a produção de propagandas. Ele considerou essa como a melhor oficina do Fórum.
Fotos: Evandro Freitas (Laboratório de Fotografia e Memória)