A recente campanha do Inter-SM deu ao time e aos torcedores motivos para comemoração, mesmo sendo eliminado na semi-final do Campeonato Gaúcho de Futebol de 2008. O sucesso do trabalho foi reconhecido pelos santa-marienses e resultou em três produções audiovisuais locais. Dois documentários sobre a ascensão à série A e um em comemoração aos oitenta anos de fundação. Os vídeos têm abordagens diferentes sobre o clube.
O documentário sobre os 80 anos de glória do Inter-SM está sendo dirigido por Luiz Alberto Cassol. “A idéia desse novo trabalho é retratar, além de lances dos jogos, a forma como os torcedores reagem aos lances vistos pela televisão ou escutados pelas transmissões de rádio ou pela internet. Para isso, é preciso os registros dos torcedores” pede Cassol em seu blog.
O primeiro documentário, Faltam 05 Minutos, dirigido também por Luiz Alberto Cassol, relata os últimos momentos do Inter-SM na segunda divisão. O time derrotou o Pelotas de 2 a 1 no dia 30 de setembro de 2007 e voltou à serie A do Gauchão. O vídeo mostra a transmissão radiofônica dos últimos momentos do jogo. “A idéia era contar essa história pela ótica das narrações e comentários dos radialistas das cinco emissoras AM de Santa Maria, que fizeram a cobertura esportiva da partida” conta Cassol no blog Filmes de Junho.
O jornalista José Quintana Júnior dirigiu um documentário sobre o mesmo tema. O vídeo Uma Paixão sem Divisão conta a ascensão do Esporte Clube Internacional através de declarações dos torcedores. Histórias sobre partidas importantes, escalações de times da década de 70 e a criação de torcidas organizadas são relembradas pelos colorados apaixonados junto com as imagens do último jogo da segundona contra o Pelotas. A euforia e o amor pelo time dão aos torcedores fanáticos a certeza de que não importa a divisão em que ele esteja, a paixão existirá sempre.
A idéia de formar um clube de futebol em Santa Maria veio de Vitorino Rodrigues, um garçom que trabalhava no antigo Café Guarani. Ele era riograndense de coração e tinha o ideal de criar um clube que fizesse frente ao seu. Vitorino, apoiado por um grupo de médicos da cidade que formaram a presidência, recebeu o cargo de diretor do clube. Internacional Football Clube foi o primeiro nome do Inter SM, que era chamado, também, de diabo rubro. Quem lembra estas estórias é uma das integrantes da atual direção, Vera Pimentel. O Esporte Clube Internacional, fundado em 16 de maio de 1928, pretende resgatar a memória da formação do clube com um livro escrito pelo jornalista Candido Otto da Luz.
Foto retirada do blog