O seminário de capacitação do curso de Comunicação Social da UNIFRA recebeu, na tarde desta quarta-feira, o pesquisador Paulo Gasparetto. O encontro sobre midiatização da religião e as novas comunidades de pertencimento foi o primeiro do seminário que discutirá as relações entre mídia e religião.
Gasparetto relatou a sua experiência em pesquisa de recepção, na qual analisou o canal de televisão católico Canção Nova. Na pesquisa, foram entrevistadas cerca de 40 pessoas, na faixa etária dos 25 a 65 anos. Um dos dados identificados por Gasparetto foi de que 40% dos participantes da pesquisa acreditam que assistir ao canal católico é uma forma de exercer a religião.
No encontro, o pesquisador conversou com os alunos sobre a midiatização das instituições religiosas. Para Gasparetto, a midiatização é um fenômeno da pós-modernidade que força uma reestruturação na forma da Igreja se expressar.
Paulo Roque Gasparetto é doutorando em Ciências da Comunicação (Unisinos) e bolsista da Fundação Porticus Stichting – The International Study Commission on Media, Religion & Culture.
O Seminário de Capacitação "Mídia e Religião: o funcionamento dos dispositivos" é coordenado pela Dra. Viviane Borelli, professora do curso de Comunicação Social – Jornalismo – da Unifra, e faz parte do projeto de pesquisa em desenvolvimento no Cnpq "Mídia e religião: um estudo dos novos dispositivos de contato entre o mundo da fé e o fiel".
Próximos encontros do seminário:
21 de maio (4ª feira) – 14h30 às 17h30 – Sala 308 C – "Como ficar rico criando uma igreja" – Ms. Alexandre Dresch Bandeira, mestre em Ciências da Comunicação (Unisinos), pesquisa as estratégias midiáticas da Igreja Universal do Reino de Deus.
12 de junho (5ª feira) – 14h30 às 17h30 – Sala 308 C – "Dispositivos, sistemas e interações" – Dr. Jairo Ferreira – Professor Dr. do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação, pesquisador do Cnpq, pesquisa os dispositivos midiáticos e a epistemologia do Jornalismo.