Em 1959, começou uma jornada que já totaliza 50 anos de história. Sempre composta por números, cálculos e coeficientes que fazem parte da área exata, mas objetivando incalculáveis ideais. O curso de Matemática da Unifra comemora no mês de junho meio século de vida, formando profissionais habilitados para serem educadores.
Vencendo diariamente os desafios na educação superior, o curso possibilita aos acadêmicos o contato com as exigências da matemática do século XXI. Uma das atividades realizadas em comemoração ao cinqüentenário foi a apresentação de um documentário no Salão Azul do campus I da Unifra, na sexta, dia 30. A partir do tema “Teorema de Fermat” muitos alunos puderam aprender e compartilhar conhecimento.
O curso de Matemática possui 160 alunos na graduação, 14 na especialização e cerca de 40 no mestrado. Um dos cursos mais antigos da instituição, que teve seis alunos no primeiro vestibular, hoje se tornou uma potência. É o que afirma a coordenadora e professora do curso Ana Maria Beltrame. Na instituição há nove anos, ela se diz orgulhosa e realizada em relação à história do curso: “É uma concretização de algo que começou de forma tão sonhada e que hoje é tão forte e completo”, complementa.
As comemorações continuam. No dia 5 de junho será realizado um jantar comemorativo no restaurante Vera Cruz, na avenida Medianeira. Com início marcado para as 20h, o evento pretende homenagear ex-alunos e ex-professores do curso. O custo é R$ 18,00.