Enquanto a vida acadêmica finaliza as atividades de 2008, a administração do Centro Universitário Franciscano (Unifra), protocolou na noite de ontem, dia 22, a nomeação da nova pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, dos quatro diretores de área e oito coordenadores.
A partir de agora a nova equipe será administrada pela pró-reitora Solange Binotto Fagan, que terá como parceiros os diretores Helmoz Appelt, na Área de Ciências da Saúde; Janaína Souza Teixeira, na Área de Ciências Humanas; Sibila Rocha, na Área de Ciências Sociais e Jorge Luís Pacheco Barcelos, responsável pela Área de Ciências Tecnológicas. À frente das coordenações estão os professores Ivana Zanella da Silva, no Mestrado em Nanociências; Ana Isabella Lopes Salles, na Biomedicina; Rosimar Leitenberg da Silveira, Farmácia; Roselâine Casanova Corrêa, na História; Célia Helena de Pelegrini Della Méa, nas Letras; Fernanda Pires Jaeger, na Psicologia; Odone Santos da Luz, nas Ciências Contábeis; e Aline Marques da Silva, no curso de Química.
O ínício da solenidade foi marcada pela leitura e assinatura dos termos de posse de cada função. Em seguida a professora Juliete Saldanha de Oliveira falou em nome dos coordenadores que deixavam seus cargos. Juliete colocou-se à disposição no processo de transição. A professora Lia Vieiro, representante dos educadores de área, salientou a importância dos diretores: “trata-se de uma tarefa complexa que exige muita dedicação, empenho e seriedade”.
Segundo a reitora Irani Ruppolo, o centro de ensino se destaca por ter muitas escolhas de profissionais capacitados a desempenhar funções de administração e mediação entre instituição, professores e acadêmicos. Também enfatizou que aqueles que passam por uma atividade de curso ou gestão tornam-se colaboradores mais empenhados e efetivos.
Como dever de casa, assim chamado pela própria reitora, ela propõe uma reflexão sobre três pontos específicos: o trabalho da nova equipe, que deve fortalecer a Unifra no cenário de ensino superior na região; a consciência e definição do papel que queremos desempenhar na sociedade, como atores ou espectadores; e fazer com que experientes e iniciantes estejam presentes aos fatos antes que aconteçam, tarefa que exige organização.
A mesa da solenidade foi composta pela reitora Iraní Ruppolo; pela ministra provincial das Irmãs Franciscanas, Clarícia Thomas; e pela presidente da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – Zona Norte, Irmã Waldereza Moro. A posse ocorreu no Salão de Atos do Conjunto I da Unifra, às 19h.
Imagens: Laura Fabrício