A Catedral Diocesana Nossa Senhora Imaculada Conceição recebeu visitantes curiosos na tarde desta quinta-feira, 15 de maio. Ao chegar na igreja, o visitante recebe um aparelho de mp3 onde está a gravação que guia o passeio. No áudio são interpretadas nove obras artísticas e um histórico rico em detalhes. Entre elas, os vitrais e as pinturas em afrescos dos artistas Emílio Sessa e Aldo Locatelli.
A visita dura meia hora. No piso da catedral estão identificados os pontos específicos da narração que podem ser acompanhados facilmente pelos visitantes. A idéia surgiu do curso de Turismo da UNIFRA, a partir de uma pesquisa que vem sendo realizada há três anos. A professora Adriana Pisoni diz que esse roteiro de visitas já existe em vários países “É um roteiro alternativo com um planejamento mais acessível a todos” explica.
Estão envolvidos no projeto Turismo Comemora Santa Maria, os professores, bacharéis e alunos de Turismo. Na programação estão incluídos ainda o City Tour , a Ação de Bem Receber e uma oficina de capacitação. A visita auto-guiada à Catedral acontece ainda na sexta, dia 16, das 14 às 17 horas e no sábado, 17, das 10 às 14h30min.