livro lançado no último dia 22, no Salão Azul do campus I da Unifra.
A obra é um resgate histórico-cultural e religioso retratado na pintura e arquitetura dos artistas Aldo Locatelli e Emílio Sessa, disposto nas 215 páginas que a compõem.
Do interior da catedral são imagens, vitrais , símbolos e muita história a conhecer e entender, além das variadas composições figurativas que vão além da nossa percepção.
Para a reitora Irani Rupolo, o livro é um "redescobrir do valor da catedral" e registra tamanha importância da comunidade para concretização de um sonho.
Ela lembra que a maioria das catedrais estão em um local elevado, enquanto esta é percebida de forma natural, misturando-se com prédios e voltando olhares de estima. É também onde se prova que o espiritual se manifesta não só pela liturgia como também pela construção. Sobre o livro, ela comenta: “Escrever é como esculpir”.
O livro ganha as primeiras páginas da reitora, que escreve a apresentação.
O bispo Dom Hélio Rubert expõe: “Nos alegra a conclusão de uma obra difícil em que muitos trabalharam. É um resgate da história da catedral e, antes de tudo, um testemunho de fé”.
Registrar em págnas os 100 anos de história, arte e fé da cadetral era um sonho que há tempos existia e se tornou realidade graças à dedicação das organizadoras Edir Lucia Bisognin e Eva Regina Barbosa Coelho, com apoio de Marta Rosa Borin, do Pe. Antonio Bonini, do conselho paroquial e de toda comunidade santa-mariense.
Vale lembrar que a obra foi financiada pela Lei de Incentivo à Cultura e teve o constante acompanhamento da Unifra em sua edição e editoração.
Para 2010, ano em que se comemora os 100 anos da diocese de Santa Maria, serão realizadas programações religiosas, artísticas e culturais, incluindo o lançamento de outros dois livros sobre o centenário da igreja.
Fotos: Diego Fontanella