Logo à 00h01min, cerca de 150 pessoas participaram da caminhada rústica de abertura do Dia do Desafio. Os corredores saíram da Praça Saldanha Marinho, passaram pelas principais ruas da cidade e retornaram à mesma, completando 6 km. De acordo com o coordenador do evento e instrutor de educação física do SESC, Flávio Antonio Dias, 35 anos, a proposta do evento é “conscientizar as pessoas da importância da educação física para a saúde, o bem estar e a qualidade de vida”, para que destinem, pelo menos, 15 minutos da rotina diária à prática de exercícios físicos.
Pela manhã, mais de mil pessoas aceitaram o desafio e conferiram aulas de aeróbica, apresentação de grupos de capoeira, recreação para as crianças e serviços de fisioterapia e nutrição gratuitos. O zelo com a saúde é o principal motivo que levou os grupos de terceira idade ao local. “Vim medir a pressão e aproveitar as oportunidades, faço caminhada, pois é importante para a saúde também”, conta o aposentado Inácio Moreira, 74 anos, enquanto verificava a pressão com os voluntários do curso de fisioterapia.
O Dia do Desafio está na sua 13ª edição em Santa Maria. A atividade ocorre simultaneamente em outras 23 cidades da região central e é realizada todos os anos, sempre na última quarta-feira do mês de maio. Para adquirir a camiseta da mobilização, basta doar um alimento ou agasalho no posto de coleta na Praça.
Para aceitar o desafio, confira abaixo as demais atividades programadas no decorrer do dia:
- 15h – Grupo de Dança Style Company
- 15h30 – Grupo de Danças Mexe Coração
- 16h- Step – Aula de ginástica aeróbica com uso do step
- 16h30 – Apresentação de Arte Marcial com grupo de judô
- 17h – Apresentação Musical do grupo CUICA
- 17h30 – Invernada Artística CPF Piá do Sul
- 18h – Apresentação do grupo de dança alemã Immer Lusting
- 18h30 – Dança de Salão com João Souto e Grupo
- 19h – Apresentação da banda Gurizada Fandangueira
As escolas municipais e algumas entidades na cidade, como a CVI Social e o Lar das Vovozinhas, realizam nas suas dependências atitudes socioambientais inclusas na organização do evento. Está previsto o plantio de 1500 mudas para a arborização de Santa Maria.
Fotos: Flávia Alli