
Garra feminina
No dia dedicado às mulheres, nada melhor do que elas para darem o saque inicial. As primeiras a pisarem na areia foram Maria Elisa (PE) e Talita (AL) que enfrentaram as cariocas Renata e Val. Na disputa entre a ex-dupla Renata e Talita, quarto lugar nas Olimpíadas de Pequim, quem se deu melhor foi a alagoana. A parceria com Maria Elisa, melhor saque do Circuito 2008, mostrou resultados positivos, pois as atletas foram as campeãs da etapa santa-mariense.
Apesar de Maria Elisa e Talita terem vencido os dois únicos sets, o confronto foi equilibrado. No primeiro set as duplas não tiveram grande diferença no placar, sendo possível recuperar os pontos perdidos. Já o segundo tempo foi marcado pela sintonia da dupla vencedora que encerrou a partida em 18/14. Enquanto comemoravam também distribuíam autógrafos.
A vez dos Pedros
A final masculina causou agitação. Desde o aquecimento as torcedoras gritavam os nomes dos atletas. A dupla formada por “Pedros”, Pedro Cunha e Pedro Solberg (RJ), jogou contra a dupla dos “Bês”, Billy (ES) e Bruno (DF). Eles, que também provocavam a animada platéia, geraram um verdadeiro combate nas areias da arena. As coincidências não foram só nas iniciais dos nomes e se repetiram em pequenos erros, como os de saque, que renderam pontos aos adversários.
Depois de três sets acirrados, a recém-formada dupla carioca consagrou-se campeã do circuito, vencendo de 2 a 1. Cunha se destacou pelas defesas; Solberg, Rei da Praia 2009, pelos saques; Billy, pelos bloqueios; e Bruno, o mais aclamado pelas mulheres presentes, que respondia aos acenos e elogios com boas jogadas.
Ao final das partidas foi feita a premiação do Circuito Santa Maria. Na classe feminina o terceiro lugar ficou com a dupla Maria Clara e Carolina (RJ) e na masculina, Alison (ES) e Harley (DF), ex-dupla de Pedro Solberg.
O complexo esportivo parecia pequeno diante de tantos torcedores. Nas arquibancadas, famílias inteiras aproveitaram o domingo para ver algo inédito na cidade. O estudante Fernando Rodrigues Vieira, 10 anos, que diz adorar vôlei, lamenta ter perdido o primeiro dia da etapa porque não tinha como ir sozinho ao local dos jogos. Nessa manhã, acompanhado pela família, aproveitou para ver ao vivo os ídolos que acompanha pela televisão. A prima do menino, Lidiane Jesus Carvalho, 16 anos, conferiu junto as partidas do fim de semana e comera ter conseguido os autógrafos de Emanuel e Larissa. Outros torcedores também desfilavam com suas camisetas e bonés autografados.
Fotos: Douglas Menezes, Rodrigo Simões (Laboratório de Fotografia e Memória), Alice Balbé e Leticia Isaia (Redação)