Nesta semana, as atenções do movimento em defesa do diploma de Jornalismo se voltam para Belo Horizonte, onde, a partir de hoje, dia 17, até domingo, 19, acontece o 12º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. A coordenação da campanha está acompanhando diariamente a definição da pauta das sessões do Supremo Tribunal Federal.
Tendo como tema central “O Ensino de Jornalismo nas Universidades: Impactos na Prática Profissional e Conquistas para a Sociedade”, o 12º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo acontece com os debates concentrados na revisão das diretrizes curriculares dos cursos de Jornalismo e no Recurso Extraordinário nº 511.961, que questiona a exigência de diploma de curso superior em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão.
Dirigentes da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ ) – que durante o evento realizará seu 8º Pré-Forum – e do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais prepararam diversos materiais para distribuição no Encontro, promovido pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), que integra a coordenação da campanha. Pretendem fortalecer o movimento, também, no 3º Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Jornalismo, que integra a programação do 12º ENPJ e acontece nesta sexta-feira, dia 17, a partir das 9 horas.
O curso de Comunicação Social – Jornalismo da Unifra participa do Encontro Nacional de Professores. A profª Sione Gomes leva na bagagem a certeza de defesa do diploma: "entendo que a formação profissional universitária é fundamental", diz ela. "Ser jornalista é muito mais do que saber escrever ou usar adequadamente o microfone. É no período de vivência universitária que o estudante tem a possibilidade – por meio da proposta focada, quando de um curso de jornalismo – de perceber que a profissão é algo muito maior que compreender teorias, aprender técnicas, dominar equipamentos. A mescla de todos os aspectos, devidamente contrabalanceada com muita reflexão, é que pode contribuir para que se tenha jornalistas responsáveis, conscientes da responsabilidade que têm em mãos, cientes do papel que a comunicação desempenha na sociedade".
Sione Gomes destaca que o encontro em Belo Horizonte é uma oportunidade importante para ampliação da discussão e, em sintonia com o momento de preocupação com a profissão, debate os impactos do ensino do jornalismo na prática profissional e nas conquistas da sociedade. "Um dos aspectos importantes a serem discutidos, ainda na manhã desta sexta, são as novas diretrizes curriculares para os cursos de jornalismo. A participação da Unifra, junto com professores e coordenadores de cursos de diversos estados, visa acompanhar de perto a discussão, buscando alternativas para que não se abra mão de espaços importantes já conquistados", complementa.
Com informações da Fenaj
Foto: arquivo/ Agência CentralSul