A solenidade de abertura foi realizada no salão de atos do conjunto I do Centro Universitário Franciscano. O auditório esteve lotado de alunos, professores e funcionários, num público estimado em quinhentas pessoas vindas de diversos locais do estado e do Brasil, entre eles: Pelotas, Bagé, Cruz Alta, Canguçu, Santa Rosa, Dourados-MS, Brasília-DF, Guaíra-PR e Santa Maria, com o intuito compreender os desafios na educação.
A professora Mara Regina Marchiori, coordenadora do congresso, relatou que desde o ano de 2008 já havia uma preparação de estudo nas escolas sobre o tema proposto. “Vai ter momentos em que cada um vai trazer os seus projetos que estão desenvolvendo”, salienta Mara.
A reitora Irani Rupulo caracterizou o evento na citação de Dostoïevski: “A beleza salvará o mundo”.
A professora Valdesa Moro, diretora presidente da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – Zona Norte, mantenedora das escolas franciscanas, destaca que uma das prioridades é que a ciência não pode trabalhar com uma linha e a educação com outra e deste modo faz com que a educação priorize a vida e a dignidade.
“A participação de todas as escolas da mantenedora ajuda basicamente para que nos possamos levar para a base esse tipo de discussão e o que nós propomos é aplicar na escola aquilo que nós já estávamos aprendendo a trabalhar, o entrelaçamento entre as pessoas”, conclui Valdesa.
Logo após a solenidade de abertura houve uma celebração eucarística presidida pelo frei Cleonir Dal Bosco-OFM Capuchinhos. O momento cultural com a soprano Lenisa Menna Barreto e o pianista Leandro Faber encerrou a noite.
O Congresso vai até sábado, de 20 a 23 de maio.
Mais informações pelo site www.unifra.br/evento/cnef2009
Fotos: Carolina Moro da Silva (Laboratório de Fotografia e Memória)