Que tal deixarmos nossa cidade mais verde? Essa foi a preocupação do projeto Mundo Verde Feisma 2009. Em parceria com o Viveiro Florestal da UFSM, mudas de espécies nativas estão sendo distribuídas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), essa semana.
De dentro da sala de aula, as crianças percebem a movimentação: o ônibus do exército chega, os soldados carregam as mudas, demarcam o espaço e fazem as covas. Quando então passam a participar do plantio, a euforia da criançada aumenta. Os estudantes da Engenharia Florestal ajudam a afofar a terra e a colocar a muda no buraco. Então, vem a surpresa: a Miga, mascote da FEISMA, chega para ajudar os pequenos a regar as plantinhas.
São 14 escolas que estão no projeto, abrangendo cerca de 2300 alunos de três a seis anos. Todos engajados na luta a favor do meio ambiente. Entre eles está Yasmin, que com o sorriso espontâneo ao lado da muda recém plantada, explica: “A gente precisa de árvores, para fazer mais sombra e mais ar”.
Leda Cechella, diretora de uma das escolas que já foram visitadas, acredita que o projeto é essencial. “Tem que ser pelos pequenos, é mais fácil conscientizá-los nessa faixa etária”, comenta a professora.
O Projeto Mundo Verde conta também com o patrocínio da Fundação Eny. O administrador Rafael Isaia Jr., 33, da Fundação Eny, também faz a visita do plantio nas escolas. Rafael explica que é preciso ensinar as crianças a cuidar da natureza, e se conseguir fazê-las perceberem isso, é um bom caminho andado. “Sempre gostei de tudo relativo a criança. Perceber esse incentivo delas é gratificante”, ressalta.
Na sexta-feira será o último dia das visitas nas escolas. Cerca de 200 mudas serão totalizadas no plantio. Acadêmicos da Unifra também participaram do projeto e visitação das escolas.
O Viveiro Florestal da UFSM está cultivando as 35 mil espécies de mudas nativas para serem distribuídas durante a feira. A FEISMA 2009 começa no dia 31 de outubro e se estende até 8 de novembro.