Essa semana foi de expectativa e indignação para jornalistas e acadêmicos com a decisão do Supremo Tribunal Federal, STF, de extinguir a obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão. A manifestação deste sábado, 20 de junho, foi no centro de Santa Maria. Munidos de nariz de palhaço, apito, cartazes e alto-falantes o grupo saiu do Calçadão e tumultuou o trânsito das ruas próximas.
O protesto demonstrou o repúdio não só de pessoas da área como da comunidade. Os santa-marienses procuraram os manifestantes para assinar o abaixo-assinado contra a decisão do STF. Foi uma demonstração de solidariedade com a causa. Em poucos minutos centenas de assinaturas foram colhidas.
Alunos e professores da Unifra e representantes da UFSM formaram o grupo. O único político a se manifestar em defesa do diploma, o deputado federal Paulo Pimenta, também estava presente. Para a próxima semana, estão previstas novas manifestações. A chamada e as coberturas dos protestos podem ser acompanhadas na Agência Central Sul.
Fotos: Laura Fabrício (Laboratório de Fotografia e Memória)
Nota da Redação:
Ainda na sexta-feira à tarde, dia 19, o deputado federal Paulo Pimenta reuniu-se com professores do curso de Jornalismo para trocarem idéias sobre este momento vivido pela categoria e traçarem possíveis estratégias de enfrentamento desta causa. Pimenta comprometeu-se em analisar mais profundamente a questão jurídica, com orientação de advogados da Câmara. Os professores, por sua vez, estão desencadeando um movimento de aglutinação de forças com outras universidades.
Foto: Rogério Gomez (Laboratório de Fotografia e Memória)
Leia mais opiniões sobre a desregulamentação do Jornalismo:
– Oito contra 80 mil / Oito contra 180 milhões
– Ministro quer lei para regulamentar diploma de jornalista





