
O céu vai ficar mais colorido a partir desta quinta-feira, quando começa o 1º Festival Internacional de Balonismo de Santa Maria. Durante quatro dias, 25 balonistas do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Equador vão encantar os olhos daqueles que olharem para o céu. A abertura oficial do Festival ocorreu na noite desta quarta-feira, 20, na Prefeitura Municipal de Santa Maria.
Serão 118 alvos distribuídos em diferentes pontos na cidade, onde os competidores precisarão sobrevoar, chegando o mais próximo do local indicado pela equipe técnica do evento. A 1ª prova competitiva sai da Base Aérea de Santa Maria, às 7h, com um vôo especial para a imprensa.


O presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, Eduardo Melo, garante que a disputa já é um evento oficial no calendário de atividades do circuito. “Espero que consigamos interferir no dia-a-dia da população”, fala o balonista. E àqueles que têm medo de voar, ele tranquiliza: “dos modos de voar, o balonismo é o mais seguro”.
Há 30 dias trabalhando em parceria com os funcionários da prefeitura na cidade, Eduardo já se sente em casa. Devido a algumas dificuldades de organização do Festival, ele apelidou o prefeito de “papito” pois “a gente liga pra ele e ele resolve”.
Os shows noturnos e demais atrações serão realizados no Jockey Club de Santa Maria, com entrada franca para o público.
Clique aqui e confira a programação.
Fotos: Ariéli Ziegler (Laboratório de Fotografia e Memória)