O meio ambiente é o foco da Feisma . Além da decoração, lixeiras com coleta seletiva, um espaço exclusivo para conscientização, diversos projetos com materiais reciclados e propostas de soluções para o planeta, podem ser encontrados pelos visitantes.
Você sabia que a população mundial consome 30% a mais de recursos naturais do que o planeta consegue repor? Que um litro de óleo pode poluir um milhão de litros de água? E que duas garrafas pet são suficientes para produção de fibras para uma camiseta? Questões como essas são expostas pelo projeto Pense Verde.
O estande, no pavilhão da Inovação, possui uma ambientação ecológica. Daniela Huppes conta que buscaram materiais sustentáveis, produzidos em Santa Maria.
A estante, cadeira, mesa e luminária são de bambu. O material é renovável como explica o artesão Giovani Borim: “O bambu é uma gramínea que nasce com facilidade, quanto mais abre espaço para luz mais surgem”.
A estante, cadeira, mesa e luminária são de bambu. O material é renovável como explica o artesão Giovani Borim: “O bambu é uma gramínea que nasce com facilidade, quanto mais abre espaço para luz mais surgem”.
As bonecas que enfeitam os móveis são produzidas pela química e artesã Cristina Sangoi. Ela conta que utiliza porongos e materiais reciclados para a confecção: “Faço bonecas que utilizo garrafas pet e serragem para a massa, além de embalagens plásticas como de desodorantes”.
Um dos apoiadores da causa é o Colégio Marista Santa Maria que recicla o lixo produzido na escola. O mais novo projeto é a fabricação de sabão a partir do óleo utilizado na cozinha e também recolhido pelos alunos. O projeto Pense Verde é uma iniciativa da RBSTV Santa Maria, tem apoio de entidades e empresas locais e mantém um blog sobre o meio ambiente.
Na Feisma, diferentes projetos abordam a conscientização ambiental e expõem produtos e móveis feitos a partir de materiais reciclados. Sofás de câmara de ar, de pneus de caminhão, foram trazidos pela Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Maria e AIESEC. Poltronas de pneus, pela Fames, que mantém projetos de reciclagem de materiais. Cadeiras com acento produzido de maneira artesanal com sacolas plásticas – para cada cadeira são utilizadas 350 sacolas plásticas. Projetos de economia de energia elétrica e até carros menos poluentes.
A Feisma encerra neste domingo, 8 de novembro.
Assessoria de Comunicação – orientação: profª Sione Gomes
Fotos: Nícholas Fonseca e Maiara Bersch (acadêmicos de Jornalismo)