Na noite de hoje, 13 de maio, foi lançado o CD “Imagens, memórias e história da educação superior no Centro Universitário Franciscano". As fotos mostram diversas perspectivas da vida institucional. São flagrantes de formatura, visitas de autoridades, a construção dos primeiros prédios, estudantes em salas de aula, biblioteca ou em comemorações, entre outras.
O CD tem por objetivo preservar a memória, reconhecer os aspectos do passado e fazer uma visita aos anos de 1950 a 1970. Visita que pode ser feita por aqueles que são contemporâneos e também pelos que não tiveram a oportunidade de viver naquela época.
Entre as diversas fotos expostas estão também obras raras, máquinas de escrever, retroprojetores, máquina calculadora, todos os objetos cedidos por antigas instituições.
O coordenador do projeto, Claudemir de Quadros, conta que o CD é composto por quinhentas fotos, músicas inéditas e poesias que reconhecem o trabalho das pessoas que promovem a instituição. São mostrados “o modo de ser da educação no Rio Grande do Sul, modo de vestir, de se comportar e destaques como era a educação”, declara.
A reitora Irani Rupulo fez um breve comentário sobre a trajetória das antigas instituições FIC e Facem, que antecederam a Unifra. A data de hoje é propícia, pois neste mês de maio são comemorados os 54 anos dos cursos que foram criados naquela época. “É uma bela visita histórica da educação superior da nossa cidade”, finalizou.
A exposição encontra-se aberta para visitação no prédio 14 do conjunto 3 da Unifra, na rua Silva Jardim.
Fotos: Ariéli Ziegler (Laboratório de Fotografia e Memória)