Ao referir o rompimento do convênio anterior, Schirmer destacou que a administração municipal decidiu buscar uma alternativa que garantisse um serviço hospitalar mais eficiente à população santa-mariense, sobretudo aos usuários do SUS. “O convênio anterior, firmado entre a prefeitura e o Hospital de Caridade, condicionava ações do Governo do Estado, que sequer era signatário do acordo e não cumpria os termos previstos”, justificou o prefeito. Schirmer afirmou ainda que, a partir da nova parceria de gestão da Casa de Saúde, está sendo encaminhado um novo convênio, dessa vez entre a prefeitura e o Governo do Estado.
Ainda na presença da imprensa, ocorreu a assinatura do convênio entre o município e a SEFAS, representada pela diretora-presidente, Irmã Ubaldina Souza e Silva. Acompanharam o ato a reitora da Unifra, professora Iraní Rupolo, o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Dr. José Haidar Farret, as pró-reitoras de Administração, Inacir Pederiva; de Graduação, Vanilde Bisognin; e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Solange Binotto Fagan, além dos procuradores jurídicos e assessores do Centro Universitário Franciscano e da Prefeitura Municipal de Santa Maria.
A íntegra do convênio foi entregue aos jornalistas que cobriam a entrevista coletiva do prefeito, bem como o termo de intenções da SEFAS em relação à gestão da Casa de Saúde.
A diretora-presidente da Associação Franciscana de Assistência à Saúde, Irmã Ubaldina Souza e Silva reiterou que a entidade trabalhará com metas e prazos, tanto de gestão, quanto de investimentos no hospital. De acordo com ela, essas medidas vinham sendo planejadas desde que a Congregação das Irmãs Franciscanas foi procurada pela Prefeitura com a proposta de parceria. Já a Reitora da Unifra, Irmã Iraní Rupolo, enfatizou que o papel da instituição de ensino superior como apoiadora do convênio estará concentrada no suporte técnico e de conhecimento. “É preciso deixar claro que a gestora do novo convênio é a SEFAS. Os cursos da área da Saúde da UNIFRA já atuam substancialmente na Casa de Saúde, bem como em outros estabelecimentos hospitalares de Santa Maria. Com a otimização das rotinas já existentes e a implementação de novos serviços na Casa de Saúde, estaremos ampliando e intensificando também a atuação de nossos professores e alunos em ações que se efetivem em benefícios à comunidade santa-mariense”, concluiu a Reitora.
Foto: Assessoria de Comunicação da Unifra