O Pavilhão da Inovação, na Feisma 2009, levou também para o novo espaço as instituições de ensino de Santa Maria. A Unifra esteve presente, com propostas inovadoras que ultrapassaram o limite dos dias da feira. Nesta semana, a Mostra do Pavilhão de Inovação transferiu-se para o SEPE, o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano.
A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unifra, Solange Binotto Fagan, explica a importância da Unifra no espaço Inovação da Feisma, que encerrou no último domingo: “Foram 88 metros quadrados para a nossa instituição. Organizamos de maneira diferente das outras: não separamos em áreas por curso, e sim criamos um espaço multidisciplinar”. Para Solange, isso instigou os alunos e até mesmo professores que trabalharam para que conhecessem melhor sobre o próprio centro de ensino.
A pró-reitora ainda comenta sobre a sequência de trabalhos feitos acerca do tema Inovação na Unifra. “Desde maio já temos inserido esse assunto, a partir do Ciclo de Debates”. Solange também palestrou no auditório do Pavilhão da Inovação, onde falou sobre bionanotecnologia. O espaço Inovação da Feisma veio a calhar com um tema que já estava se desenvolvendo no Centro Universitário, e está tendo continuidade também no SEPE.
Em relação às inovações posteriores e para a comunidade, Solange Fagan anuncia o projeto de uma Incubadora Tecnológica. "O projeto é para 2010 e 2011, e é mais uma maneira de aproximarmos a comunidade externa da instituição", comenta a pró-reitora.
Quanto ao SEPE, Solange comenta que a participação de outras instituições no evento faz com que os acadêmicos da Unifra sintam-se privilegiados, o que também conta como um estímulo para seus trabalhos.
O XII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unifra encerra nesta sexta-feira, com a conferência do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da
Ciência e Tecnologia, prof. Dr. Ronaldo Mota.
Fotos: Rochelly Tavares (Laboratório de Fotografia e Memória) e arquivo Agência CentralSul