Na segunda-feira, 31 de agosto, a Unifra recebeu a 10ª posição no ranking dos melhores centros universitários do Brasil, em avaliação feita pelo MEC. A reitora da Unifra, profª Irani Rupolo, recebeu a notícia com entusiasmo. Afinal, não é qualquer instituição que chega à nota 4 (na avaliação de 1 a 5), com 26 dos 31 cursos avaliados.
“Há alguns anos viemos trabalhando na identidade e na construção da Unifra. Quando se tem um bom desempenho, é um momento de satisfação. Isso que acontece hoje é resultado de vários anos de trabalho”, comenta a reitora. Para ela, não é um resultado isolado, e sim a soma de vários fatores e trabalhos feitos em conjunto entre acadêmicos, professores e funcionários.
Com relação ao ano passado, a instituição subiu dois pontos na avaliação, o que é considerado muito satisfatório pela reitora. “O que mais me agrada é que é uma avaliação da maior parte dos cursos. Se fossem menos, seria uma amostra muito pequena, mas estamos falando da grande maioria”, acrescenta.
Para a reitora Irani, o bom desempenho vem da soma de vários fatores: a proposta pedagógica, os planos de ensino, o trabalho cuidadoso da gestão,direções, funcionários e a motivação dos estudantes. “Quem constrói são os alunos: quanto melhores eles são, mais exigem dos professores, e tudo vai ficando melhor. Esse é o verdadeiro resultado de equipe”, conclui a reitora.
Ela ainda anunciou que a Unifra assinou um convênio com um portal eletrônico – o portal de periódicos da CAPES – onde há gratuitamente 12 mil assinaturas cientificas e 150 mil títulos de livros. " A melhor base de dados do mundo estará disponibilizada para os acadêmicos".
Foto: Gabriela Perufo