Três textos sobre a Mídia, avaliando o lado positivo, a mobilização e o limite da irresponsabilidade foi a proposta apresentada pela prova de Redação do Centro Universitário Franciscano no primeiro dia do Vestibular de verão 2010.
Os candidatos foram desafiados a escrever um texto dissertativo-argumentativo discutindo qual deve ser o papel da imprensa e se ela cumpre este papel.
Para a vestibulanda Aline Flores Leão, a primeira a deixar a sala de provas no conjunto 1 da Unifra, o tema da Redação foi acessível: "Eu achei a Redação acessível, bem acessível. O tema da Redação era sobre a imprensa, qual o papel da imprensa na vida da gente e se ela está desempenhando um bom papel", comenta.
Aline prestou vestibular para Administração e embora não tenha feito cursinho, espera ver o nome dela no listão dia 18, às 15h. "Olha, na verdade eu não estudei muito para a prova né, então, por isso eu acabei marcando o que eu achei que era. Não fiz cursinho, então vamos ver. Vai depender da sorte", salienta.
Neste primeiro dia de vestibular, foram aplicadas questões de Língua Estrangeira, Física, Biologia e Português. Para Aline, as questões de Português estavam fáceis: "Eu achei Português bem acessível, bem fácil a prova. Não tive "medo" de nenhuma", comenta.
A Pró-reitora de Graduação, Vanilde Bisognin, achou o tema da Redação conveniente e atual. "O tema não poderia ter sido mais feliz no momento atual, tanto para os cursos de Jornalismo, quanto para a sociedade em geral", argumenta.
O primeiro texto da Redação abordou O lado positivo da mídia – como ela age em situações como o uso de drogas e abuso do álcool. O texto é de autoria do jornalista Paulo Saab.
O segundo tema: Comunicação mobiliza, Campanhas informam, teve como norte o papel da mídia enquanto conscientizadora populacional. O texto é de autoria do publicitário Rodrigo Laro.
Já o terceiro tema, No limite da irresponsabilidade, aborda a cobertura do caso da gripe A. O texto, publicado na folha de São Paulo, é de autoria do jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva.
Fotos: Gabriela Perufo (Laboratório de Fotografia e Memória)