“A orelha é um reflexo das lesões do corpo”, afirma Van Nghi, estudioso da medicina chinesa relacionada à acupuntura. Do dia 29 de abril a 29 de maio acontece no Centro Universitário Franciscano o curso de extensão em Auriculoterapia. Profissionais da área e alunos do 4º ano dos cursos da área da Saúde participam deste curso.
O objetivo é capacitar o aluno na aplicação da auriculoterapia, possibilitando o entendimento do mecanismo de ação, das funções e combinações dos pontos, da prescrição e do tratamento.
Auriculoterapia é uma técnica de tratamento baseada no pavilhão auricular, ou seja, através da orelha. Segundo a professora Vanessa Erthal que ministra o curso, todas as partes do corpo são representadas por um ponto da orelha. “A média que nós temos é de 98 pontos por todo o pavilhão auricular”, disse.
Sementes e agulhas são os materiais usados nesse método. Cada agulha tem um objetivo específico, uma tonifica, a outra equilibra e a maior delas é usada para sedar o local da pele. Elas são mantidas nos pontos auriculares, em função da necessidade do tratamento, variando normalmente entre 15 a 30 minutos nos casos agudos e uma hora ou mais em patologias crônicas.
Todo material usado por profissionais da saúde tem que estar o mais conservado possível, para evitar possíveis doenças. Vanessa explicou aos alunos a importância dessa prática para a aplicação. “Tudo tem que estar sempre conservado, é melhor vocês adquirirem material de qualidade. Às vezes o barato pode sair caro”, falou.
Cerca de 30 alunos participam do curso e, ao final, estarão aptos a praticarem a técnica de auriculoterapia.
Fotos: Aline Sarturi (Laboratório de Fotografia e Memória)