Pôr o pé na estrada e sair pelo mundo fazendo o que mais gosta. Assim é a vida do cartunista Pepe Vidal, que mostrou seu talento na 25ª edição da FEISMA. Por mais de 12 anos, ele faz uma pausa nas suas viagens para divulgar seu trabalho na feira. Este ano, retornou à Multifeira encantando os visitantes com os desenhos detalhistas na entrada do Pavilhão Guarani.
Os traços começaram a ser riscados há mais de 40 anos, durante o curso da escola de Desenho. Após se aperfeiçoar com a prática, ele resolveu aliar as duas paixões: as viagens e o desenho. Desde então, foram 23 anos em que ele percorre o mundo inteiro divulgando sua arte. No passaporte, estão carimbos da China, Itália, Japão, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, entre outros. “Todos os países chamam a atenção, qualquer cultura tem coisas interessantes”, explica.
A presença de Vidal na FEISMA já faz parte de seu cronograma do ano e o torna conhecido pelos visitantes, como o fotógrafo Márcio Bittencourt, 31 anos. Há 10 anos, Pepe Vidal fez, na Multifeira, uma caricatura de Bittencourt como um fotógrafo maluco. “Os meus clientes sabem desse lado, que sou assim, que era meu jeito e ele conseguiu captar”, comenta. Desta vez, o fotógrafo retornou à feira com a namorada, Simone Vargas, 23 anos. Os dois solicitaram uma caricatura com elementos que os associem a viagens, pois gostam de viajar.
As irmãs Letícia e Helena Iong, 22 e 20 anos, também solicitaram a Vidal caricaturas associadas à profissão. Letícia é farmacêutica, e Helena é arquiteta. “Acho que vai ser entregue para nossos pais”, disse Letícia sobre a caricatura.
Texto: Letícia Sarturi Isaia
Fotos: Ericson Friederich
Assessoria de Imprensa – FEISMA Multifeira de Santa Maria