A cidade, oficialmente, abriu as portas para a literatura na manhã deste sábado, dia 24 de abril. Personalidades do meio político e social compareceram na abertura da Feira, conhecida como a segunda mais antiga em ambiente aberto do país.
Azambuja Ribeiro
Confirmada como um dos maiores movimentos culturais da cidade, a abertura trouxe memória da primeira edição da feira, em 1973, e seus avanços. A banda da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) deu som à solenidade de abertura e encerramento, enquanto Palhaços e animadores ganhavam a atenção das crianças.
O empresário Carlos Costa Beber, filho do homenageado deste ano, Cirilo Costa Beber, falou da grande admiração que sente pelo pai, e do orgulho que toda família estava sentindo por tê-lo como homenageado da edição 2010 da Feira. “Meu pai deixou um grande legado para os filhos, que foi a leitura”, relatou Carlos.
Antônio Cândido de Azambuja Ribeiro, o Candinho, emocionado por ser o patrono escolhido, disse não esperar pela surpresa. “Estou muito orgulhoso e com uma grande responsabilidade”.
A patronesse da Feira do Livro Infantil, Onilse Noal Pozzobon, também marcou presença e saudou, em especial, as crianças.
Finalizando os discursos, o prefeito Cezar Schirmer ressaltou os investimentos feitos pela prefeitura que designou R$ 110 mil para esta edição da Feira, destacando as virtudes que ela acrescenta à cidade. “Vamos transformar e tornar a Feira do Livro de Santa Maria em um marco na cultura deste país”, disse o prefeito.
A Feira do Livro vai até 9 de maio na Praça Saldanha Marinho.
As notícias, fotos, lista dos mais vendidos e atualizações da
programação da Feira do LIvro de Santa Maria 2010 podem ser encontradas
em www.feiradolivrosm.com.br
A novidade este ano é o twitter.com/feiradolivrosm