Iniciou nesta terça-feira, 1º de junho, a Semana do Meio Ambiente. “É um marco para que se possa chamar a atenção da sociedade para as questões ambientais”.
A declaração é do secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior, durante debate promovido pela Unifra sobre Gestão do Espaço Ambiental, na I Jornada Integrada do Meio Ambiente (JIMA).
A Unifra, através dos cursos de Turismo, Engenharia Ambiental e Geografia, deu início à troca de informações com a palestrante profª Drª Marlene Huebes Novaes, pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí. Estavam presentes na solenidade de abertura a reitora da Unifra, profª Iraní Rupolo; o secretário de Proteção Ambiental do município, Luiz Alberto Carvalho Junior; a secretária de Turismo, Norma Martini Moesch; e outras autoridades locais e professores da instituição.
"Os engenheiros precisam da força da educação para obter novos caminhos, fortalecendo o cuidado com o meio ambiente", destacou a reitora. Lançou um desafio para os próximos seminários, para que os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito e outros cursos ligados à saúde também participem. Lembrou que os cursos de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e de Jornalismo também deveriam participar a fim de divulgar os seminários.
Norma Martini Moesch antecipou as atividades que vão acontecer durante a Semana do Meio Ambiente. A secretária chamou a atenção para os seminários de Responsabilidade Social Ambiental, dirigidos às áreas do Meio Ambiente, Educação e Turismo, nos dias 7 e 8 de junho, na sede da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm).
A professora e Drª Marlene Huebes Novaes focou sua palestra em Gestão do Espaço Ambiental nos Meios de Hospedagem. Falou sobre a sua formação em Pedagogia e sobre seus estudos durante o doutorado em Turismo e Hotelaria. Fez uma exposição sobre as ações de municípios e empresas de Santa Catarina em preservar a natureza. "Quando há participação da sociedade há avanço democrático. Ainda falta mobilização civil e há poucos projetos de desenvolvimento sustentável em empresas que se instalam em regiões de turismo", explicou Marlene.
Durante a explanação, Marlene Huebes trouxe casos de grandes empresas do ramo de Hotelaria que desenvolveram práticas ecológicas e de outras que geraram impactos ambientais, como os resorts da Costa do Sauípe, na Bahia. Comparou as regiões do estado de Santa Catarina que se preocupam com o espaço ecológico no turismo rural e do litoral preservando a biodiversidade. Segundo suas pesquisas realizadas entre os anos de 2004 a 2006, a região Norte do estado possui 100% de práticas ambientais em hotéis. Na região de Itajaí, 66%; e na região do litoral central, apenas 33% dos hotéis. Destacou a importância da gestão ambiental que consiste em gerir a urbanização com uma preocupação com o desperdício e com o consumo excessivo. "Há o esgotamento de recursos naturais que precisa ser analisado, e também, há esgotamento da capacidade da biosfera em absorver resíduos e poluentes", comentou a palestrante.
realizadas no Salão de Atos do Conjunto III do Centro Universitário
Franciscano. O próximo evento da Semana do Meio Ambiente acontece no sábado, dia 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste dia, às 9h, haverá um mutirão para a coleta de lixo no Parque Itaimbé de Santa Maria.