O projeto envolve a reconstrução da Gare, e a revitalização da Avenida Rio Branco, Rua do Acampamento, da Vila Belga, da 2° quadra da Bozzano até a praça Saturnino de Brito, e a construção do Viaduto da Gare.
Embora finalizado esta manhã, alguns pontos do projeto já saíram do papel como a construção do Viaduto, assim comoo inicio da revitalização da Rio Branco com a transferência dos camelôs para o Shopping Popular. Ainda nesta semana a Prefeitura lançou o edital de licitação para a revitalização da Vila Belga.
“Certamente todas as proposta desse projeto , que ainda pode sofrer modificações, não serão finalizadas no meu mandato, mas é importante começar a projetar a cidade para daqui a 15 anos”, comenta o prefeito.
Segundo ele, as medidas incluídas no projeto são para a preservação do patrimônio público, qualificação da mobilidade e da infraestrutura da cidade e, assim valorizar a área central como de cunho histórico-cultural.
Neste conjunto foram citadas medidas para valorização comercial como a padronização de calçadas, cuidando da acessibilidade das mesma, o acréscimo de lixeiras nas ruas, o tratamento das fachadas do comércio que poluem visualmente, assim como os fios de luz, telefone, TV acabo.
A questão da fiação deve começar pela vila Belga , com um estudo para decidir quais tubulações seriam mais adequadas para transferir a fiação elétrica para o subterrâneo.
“Não adianta realizarmos melhorias e a população não preservar, como processo educativo, Vamos começar a padronização das calçadas pelas dos órgãos públicos para darmos exemplo”, afirma Schirmer.
O projeto é operacionalizado e gerenciado pelo Escritório da Cidade, Secretária Municipal do Turismo, Secretária Municipal da Cultura, Secretária Municipal Controle e Mobilidade Urbana.
Fotos: Fernanda Ramos