As festividades dos 152 anos de Santa Maria não se restringem apenas a espetáculos e grupos musicais. Esse ano, um presente que resgata a história da Santa Maria de décadas atrás será entregue pelo grafiteiro Eduardo Kobra.
O projeto Muro das Memórias chega à cidade na tentativa de transformar a paisagem urbana e resgatar a memória da cidade, mas especialmente para brindar os santa-marienses. Sim, esse é o presente. Toda a fachada oeste (fundos) da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide está sendo pintada com a técnica chamada muralismo. Como diz o nome, a pintura é feita sobre uma parede ou muro com auxílio de pistola e compressor.
Quem está à frente do projeto é o grafiteiro Eduardo Kobra. Ao apresentar sua ideia na cidade, não houve dúvida e a Secretaria de Turismo o contratou. O tema é baseado em fragmentos de imagens da Santa Maria da metade do século passado.
Para quem está com pouco tempo de ir ao local apreciar o trabalho, visite o site do Studio Kobra. No site também é possível verificar outros locais por onde o grupo já deixou sua marca. Agora, se você ficou curioso e precisa ver a técnica pessoalmente, ainda há tempo de ver os artistas em ação. A Biblioteca está localizada na avenida PresidenteVargas, 1300.
O presente faz parte das comemorações do aniversário de Santa Maria. O patrocínio é da Prefeitura Municipal de Santa Maria e da Caixa Econômica Federal.
Programação
A programação de aniversário de Santa Maria inicia hoje, na Praça Saldanha Marinho, com as apresentações da Banda da 3ª DE, às 17h; e da Orquestra Sinfônica de Taquarembó, às 19h. Taquarembó é a cidade uruguaia irmã de Santa Maria, desde 2001.
Fotos: Aline Sarturi e Jéssica Martin (Laboratório de Fotografia e Memória)