Nesta segunda, dia 2, o Livro Livre teve como atração o bate-papo com o jornalista da TV Globo, Marcelo Canellas. O tema “Memória e Identidade – A contribuição do Jornalismo”, em comemoração aos 15 anos da TV OVO, instigou os espectadores a pensar e a refletir sobre o assunto.
No bate-papo, o jornalista comenta sobre a importância de preservar e resgatar a memória da cidade. Para ele, este aspecto está diretamente ligado à autoestima e ao orgulho. Através de uma citação do geógrafo Milton Santos, “o lugar é a extensão do acontecer solidário”, Canellas reafirma seu ponto de vista. “É indispensável que se reveja a ideia de futuro comum, moderno hoje é cuidar do passado”, ressalta.
O jornalista da TV Globo não esconde sua afetividade com o município e define essa relação como “umbilical”. Por este motivo, também, Canellas torce para que a comunidade santa-mariense abra os olhos para seu patrimônio histórico. Uma das questões levantadas por ele é o fato do município não reunir forças para propor um modelo de desenvolvimento baseado em seu passado ferroviário.
Canellas afirma que o tema que mais o impressiona em suas reportagens é a desigualdade no Brasil. Durante a apresentação de duas de suas matérias, uma exibida pelo Jornal Nacional e, outra, pelo Fantástico, o público pôde ver o envolvimento do jornalista com as questões sociais. Na reportagem Danças Folclóricas – Parafuso, a literatura de cordel é mostrada como forma de resgatar a história do nordeste. Em O último drive in – Brasília é a relação das personagens com o cinema a temática principal, que mostra para a capital do país a existência dessa forma de entretenimento. E torna possível aos moradores da cidade conhecer e então, tornar o drive in, novamente, muito frequentado.
Sobre o jornalismo, Canellas ressalta que sua função é jogar uma luz em fatos que estão obscuros, apenas a sociedade organizada é que pode mudar uma realidade.
Ligada a esta colocação do jornalista está a ação desempenhada pela TV OVO em seus diversos projetos. Uma das iniciativas da TV é coletar depoimentos de personagens de Santa Maria. Marcelo Canellas destaca a importância da recuperação das memórias individuais, pois considera que sejam elas que formem a memória coletiva de uma cidade.
Fotos: Fabiane Milani (Laboratório de Fotografia e Memória)