A tradicional tarde de autógrafos da Feira do Livro teve, na segunda-feira, 9, mais uma sessão repleta de novidades. Para começar bem a semana os livros lançados abordam temáticas interessantes e atuais, como: poesias, igualdade social, matemática e os conflitos do ser humano.
Com uma mesa composta por vários poetas, a revista literária da Casa do Poeta de Santa Maria – Fora da Asa – organizada por Denise Reis e Maria Regina Caetano, apresenta em sua primeira edição uma visão ampla da poesia dividida em quatro sessões: Auto giro, Faróis, Flutuações e Nem te conto. Cada uma traz, respectivamente, a história da Casa do Poeta, curiosidades sobre a poesia, poemas e contos e crônicas.
A instituição contou com 20 dos seus poetas para a composição da revista, seja com poemas ou até mesmo com fotografias feitas pelos próprios escritores que serviram de fundo para os textos publicados.
Segundo a organizadora Denise Reis, é uma experiência nova, pois nunca foi projetada a hipótese de uma revista. “O objetivo da obra é gerar uma nova visão da Casa do Poeta e do trabalho que é desenvolvido lá dentro”, conclui.
Para Haydée Lima, presidente da instituição, é uma revista que possui diversas temáticas, mas tem como foco principal a poética. “É uma experiência, fizemos com muito carinho e capricho. Agora é esperar para ver o que o público vai achar”, comenta.
Foram produzidos 500 exemplares da Fora da Asa que podem ser encontrados na Feira 2011, Casa do Poeta e na Cesma.
Outros lançamentos da segunda
No último dia 5, foi aprovado por unanimidade pelo Supremo Tribunal Federal o direito à união estável entre homossexuais. Um forte motivo para pensar que a sociedade caminha para um agir coletivo menos preconceituoso. Com base no pensamento de igualdade e, principalmente, no desejo de poder fazer mais é que Grasiela Cristine Celich lançou A Possibilidade Jurídica do Casamento Homoafetivo no Brasil. Segundo a advogada, a ideia de escrever um livro sobre tal temática surgiu a partir do seu trabalho de monografia. O objetivo central da obra é discorrer sobre a possibilidade de ocorrer legalmente o casamento homoafetivo no País, pois de acordo com ela e com a legislação é possível, sim, transformar uma união estável em um casamento. Sobre a aprovação do STF Grasiela diz ser um avanço tanto na lei quanto na sociedade. “Agora é lei, porém a luta dos homossexuais deve continuar, pois o preconceito ainda existe”, conclui.
Quem disse que matemática é uma disciplina difícil e chata, tem agora a oportunidade de mudar seu pensamento com Objetos de @prendizagem de Matemática: uma abordagem no contexto escolar, livro dos professores Luciano Faustinoni e Carmem Mathias. A obra fala sobre as possibilidades de se praticar a matemática longe da sala de aula. Segundo o professor de cursinho, esses grandes repositórios (assim ele denomina a internet) surgem para complementar o aprendizado de maneira lúdica.
“Essa é uma maneira de tirar os alunos da frente do Orkut, Facebook, pois existem programas e atividades na rede que muitos praticam e rotulam como jogos que necessitam de funções de primeiro grau, por exemplo”, afirma Luciano Faustinoni.
Ele ainda comenta que tais jogos, na verdade, são objetos de aprendizagem e que de maneira alguma os métodos tradicionais de ensino vão deixar de existir.
Sempre lançando seus livros na Feira do Livro, a escritora Amélia Morcelli, autora de Tempestade que Marca a Alma, lança esse ano quatro obras. O livro que retrata os conflitos do indivíduo tem como objetivo mostrar que alguns anseios são comuns de todos. Segundo a autora, “cada dia nós acordamos com uma inspiração, essa mesma inspiração guia nossos dias, o que me inspirou para fazer o livro”, afirma.
As sessões de autógrafos da Feira do Livro acontecem todos os dias, às 17h30min na lona central da Praça Saldanha Marinho.
Fotos: Karine Ludwig (Laboratório de Fotografia e Memória)