Mas quem estava na Feira do Livro nesse dia pode ver um príncipe e não era aqueles de contos de fada, das ficções, dos livros de história que a gente fica imaginado quando lê, mas um de verdade, de carne e osso e ainda por cima lançando um livro.
Olhar de João: Fotografias de Um Príncipe do Brasil
Fotógrafo há 35 anos, Dom João de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II, veio à cidade para lançar seu livro de fotografias O olhar de João: fotografias de um Príncipe do Brasil. A publicação é o 11º livro de Dom João e conta com 138 fotografias de diversos locais, como as tribos indígenas do Norte, o sertão nordestino e os pampas do sul. O livro é resultado de muitas viagens pelo Brasil. Segundo o príncipe, ele tinha curiosidade em conhecer o país, dessa maneira além de viajar muito também registrava as cenas dos lugares que visitava. Algumas imagens foram feitas no Egito. Dom João explicou que estas únicas imagens feitas fora do Brasil são pelo fato da sua mãe ser egípcia.
Laços – Silvia Buss
Contém 28 contos que tratam do sentido da vida, do cotidiano e suas tragédias, mas de uma forma cômica. O título do livro “Laços” se baseia em um dos contos. A autora Silvia Buss é por formação zootecnista e bióloga e conta que escreve por felicidade e gozo pessoal.
Última Estância – Fábio Conceição
O autor Fábio Conceição define sua obra como um livro crioulo que conta histórias que começaram em 1980 e por isso mesmo só lendo a obra para conhecer toda essa história. “É poesia, prosa, tradição e convivência campeira”, explica o autor. Última Estância está na sua 5ª edição. O autor explica que nunca está satisfeito com a obra e sempre acrescenta e muda algo no livro.
Um Pequeno Rio não Corre para o Mar – Afif Jorge Simões Neto
O livro de crônica que tem como temática as lembranças e a saudade. Segundo o autor o futuro é construído a partir das lembranças, das nossas experiencias de vida. Afif Jorge Simões Neto vem de São Sepé, onde uma fundação cultural leva o nome de seu pai.
Versos Transeuntes Verbos Ausentes – Larissa Daiani Pujol Corsino dos Santos
É o primeiro lançamento da autora Larissa dos Santos que além de poeta é também professora de literatura. Segundo Larissa, verbos transeuntes são aquelas comunicações feitas por pessoas no cotiano e de forma simples, até com um olhar. E verbos ausentes é a forma mais livre que as pessoas têm de passar seus sentimentos e se manifestar.
Agora eu morro – Fabio Rucker Brust
É uma ficção que conta a história de quatro personagens vivendo no terrível ano de 2033 com a explosão de uma bomba de hidrogênio. Todos estão lutando para sobreviver, exceto um dos personagens, Imort, um imortal que sonha em poder dizer ‘agora eu morro’. Esse conflito de interesses dos personagens é trabalhado nas 360 páginas dessa história contada por Imort.
Rodeio de Causos Brigadianos – Ubirajara Anchieta e Vanessa Pagliarini Gomes (organizadores)
É um livro que reúne e seleciona a melhores partes de nove livros de causos brigadianos. São contadas histórias reais e pitorescas. O livro é uma iniciativa cultural da nova diretoria da Associação dos Oficiais da Brigada Miltar (ASOFBM).
Rodeio de Versos II: a continuação da lida – José Luiz dos Santos
É a continuação do livro Rodeio de Versos. Segundo o autor José Luiz dos Santos, como o primeiro livro teve boa aceitação do público, ele deu continuação à obra. José conta que começou escrevendo poemas gauchescos, mas com o tempo começou a diversificar e alcançar um público amplo.
Fotos: Alice Bollick (Laboratório de Fotografia e Memória)