A Mostra das Profissões na Unifra inicia com muita movimentação na manhã de hoje, 09, apesar da chuva.
A coordenação do evento prevê a vinda de 1.500 alunos de escolas de Santa Maria, além de grupos visitantes de outras cidades.
O evento acontece no conjunto I da Unifra, na rua dos Andradas, onde nas estandes dos cursos, os professores e acadêmicos recebem os visitantes.
A mostra iniciou com um bate-papo com professores dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Odontologia. Durante a conversa foi esclarecido sobre as atividades que acontecem no decorrer da graduação e também sobre as possibilidades do mercado de trabalho. A professora Patrícia Dotto, salientou que a Unifra é a segunda universidade no Estado a ter o curso de Terapia Ocupacional. O objetivo é ser um curso de referência no cuidado e tratamento da saúde do trabalhador. Na oportunidade, também foi salientado o papel da interdisciplinariedade entre as áreas da saúde.
Entre os alunos visitantes, a estudante Ana Carolina Magniago, da escola Marco Polo, veio junto com a mãe investigar o perfil dos cursos de nutrição e fisioterapia. "Achei interessante a iniciativa da Unifra em promover a mostra, pois o adolescente tem uma grande dificuldade em escolher a profissão", afirma.
Este clima de alegria e projetos de estudo, foi traduzido pela professora Morgana Hamester, uma das organizadoras do evento. Ela falou sobre a satisfação em realizar a mostra. "Está tudo ótimo, tudo ocorrendo como o planejamento. Os dois meses de trabalho foi intenso. Estou feliz com a presença dos adolescentes, pois ´´e importante esclarecer suas dúvidas".
A reitora Irani Rupolo, está presente no evento e afirma: " Penso que a mostra está interativa. As pessoas interagindo. É bonito ver os jovens estar em busca de orientação sobre que profissão seguir."