A segunda palestra na manhã desta sexta-feira foi com o coordenador do curso de Comunicação Social da FEEVALE e também professor de Criatividade, Cristiano Pinheiro. Falando sobre “Criatividade: aspectos relevantes na comunicação”, Cristiano deu dicas para os acadêmicos sobre como ser criativo e como organizar as ideias. “O criativo se adapta ao público, ao cliente”, citou o palestrante.
O professor explicou que para ser criativo é preciso ser articulado, manter-se informado sobre o que está acontecendo; precisa ter comunicabilidade, inquietude. “O futuro profissional da área da Publicidade precisa ser questionador de procedimentos” e, além de tudo, precisa de leveza, levar a vida com bom humor e sem stress, disse.
Segundo Cristiano, é importante ter desejo sobre o tema que será trabalhado. E complementou dizendo que se faltar vontade de criar, isto vai prejudicar o profissional.
O palestrante citou o modelo de Don Fabun para o processo criativo. Nele, o publicitário precisa de “preparação”, ir atrás da informação e coletar os dados. Há ainda a “manipulação” que consiste em pesquisar mais e fazer análises sobre o conteúdo adquirido; a fase de “incubação” que é juntar essas informações e organizá-las; o “esquentamento” quando as ideias serão postas no papel, como num mapa e, por fim, a etapa de “verificação” ou como Cristiano chamou, “freio mental”, quando é preciso criar determinados critérios para a apresentação do projeto.