![DSC_0047](https://i0.wp.com/centralsul.ufn.edu.br/wp-content/uploads/sites/6/2012/10/DSC_00471.jpg?resize=358%2C240)
Começou nesta manhã, 20 de outubro, a 2ª edição da Mostra das Profissões Unifra. A estimativa é que mais de 1.500 alunos das escolas privadas e públicas de ensino médio da cidade e região passem pelos 32 estandes montados nos corredores do Conjunto III, na rua Silva Jardim, 1175.
Cada curso de graduação da Instituição preparou uma estrutura com mini-laboratórios, paineis, fotos, cartazes e materiais explicativos para esclarecer pais e e possíveis candidatos. Os interessados lotaram o local, a partir das 9h, com pontos em que era impossível caminhar, devido à procura por cursos concorridos.
No Curso de Jornalismo, diversos acadêmicos e professores, que fizeram a cobertura do evento para a Rádio Web Unifra e TV Unifra e Agência CentralSul (com as fotos do Laboratório de Fotografia e Memória e Assessoria de Imprensa do Linc), responderam a estudantes interessados na profissão de repórter e no futuro do mercado de trabalho.
É o caso de Maurício Pilati, paranaense que está em Santa Maria há três meses, com dúvidas entre Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Logo perguntou: “Como vocês publicam os textos?” Estava interessado em saber os bastidores da produção jornalística, uma oportunidade oferecida na Mostra das Profissões.
Diversão e outras atividades da programação nos demais cursos oferecem esclarecimentos e atividades, dinâmica que agrada os visitantes. Leandro Santana Gomes que pretende cursar Relações Internacionais ou Direito comenta: “a Mostra está legal e tenho a expectativa que continue assim”. Para Raiza Landfeldt, 15 anos, a Mostra está realmente auxiliando a tirar dúvidas sobre a futura profissão: “Quero fazer Direito e a Mostra ajudou a tirar as dúvidas”.
![Entrevista Reitora](https://i0.wp.com/centralsul.ufn.edu.br/wp-content/uploads/sites/6/2012/10/Entrevista-Reitora-257x300.jpg?resize=180%2C210)
De acordo com a reitora Iraní Rupulo, o diferencial da Unifra é a formação dos alunos a proposta de educação, o quadro de professores e a estrutura da instituição. Sobre os novos cursos a reitora, afirma, “O projeto do curso de medicina já foi elaborado e encaminhado ao ministério da educação. Esperamos iniciar o curso no ano de 2014”.
Por Karine Kinzel e Silvana Righi