A biblioteca da Unifra está de cara nova. Devido ao constante crescimento da insituição e o aumento dos cursos de graduação e número de acadêmicos, a estrutura física da biblioteca tornou-se pequena, sendo necessário uma ampliação.
Segundo Paula Schoenfeldt Patta, diretora da biblioteca,“as instalações físicas que a gente tinha já estavam pequenas, então o espaço para o acervo teve que ser ampliado”. Ela explica que a biblioteca não mudou de local e sim, a porta de entrada foi modificada, passando a ser no subsolo próximo ao prédio da reitoria, além de ganhar mais um andar. “As secretárias e as pós- graduações foram transferidas para o outro conjunto. E nós ganhamos esse andar. As mudanças ainda estão ocorrendo na estrutura física. O elevador não ficou pronto mas dentro de uns dois meses ele já esteja pronto”, afirma Paula Patta.
O sistema utilizado atualmente na biblioteca, começou a ser usado no semestre passado, e a equipe procura sempre atualizar ele para que o acadêmico possa aproveitar seus benefícios. O processo para acessar o site da biblioteca continua o mesmo. Uma das funções que o site disponibiliza é um espaço para comentário do material retirado pelo aluno. Para fazer isso, ele precisa acessar a página da biblioteca e selecionar o material, buscar por título e clicar na opção comentário. Logo depois é só gravar que ele vai ser exibido para todos os usuários no sistema. “Essa é uma opção que ainda não está sendo usada, mas ela pode ser acessada pelos alunos. A vantagem que eu vejo, é acessar diretamente a referência do material pesquisado. O aluno encontra ela pronta, é só copiar e colocar ela no seu trabalho. A gente visualiza o material, clica nele visualiza os dados da obra e clica em referência, aí o programa te dá a referência completa do material”, comenta a Paula.
Uma das novidades é a atualização de todo o acervo disponível no local. Recentemente foi adquirido novas gramáticas, novos dicionários dentro da nova ortografia portuguesa. Dentro de alguns dias esse material vai poder ser acessado pelos acadêmicos da Unifra. Um das áreas pouco acessadas pelos alunos é a Videoteca. A sala possui mais de seiscentos títulos em DVD, há também documentários e material específico para os cursos de graduação. “O pessoal pode aproveitar, quando gera uma multa na sua matricula por atraso de livro a gente também faz uma negociação, que ele pode estar doando um DVD e assim abona a multa’. Essa foi uma das maneiras encontradas pela biblioteca para enriquecer o acervo de filmes. O DVD pode ser usado tanto no lazer quanto para uma atividade de uma disciplina dos cursos de graduação. É necessário que o estudante fique atento, pois o empréstimo dos DVDs é de apenas três dias e os livros são de sete dias. Além de poder retirar quatro exemplares por vez.
Para frequentar a biblioteca é importante que o aluno tenha sempre a carteirinha da instituição, porque sua apresentação é obrigatória para retirar o material. A diretora da biblioteca, lembra que houve problemas com a máquina dos cartões, mas que o problemas vai ser resolvido. A partir da semana que vem os alunos que ingressaram em janeiro de 2012 podem vir fazer seus cartões. “Então para eles estamos fazendo a exceção de retirar o material sem o cartão. Mais é solicitado que o pessoal traga sempre a carteirinha. E quem vem com bolsa, mochila, solicitamos que peça uma chave na recepção. O número da chave fica registrado na matrícula do aluno. Guarda-se o material no armário e pode acessar a biblioteca tranquilamente”.
Quem perdeu ou estragou a carteirinha deve solicitar na recepção da biblioteca uma segunda via. Em seguida, é direcionado para o financeiro para fazer o pagamento carteira. Após o pagamento o pedido é encaminhado e em duas semanas a nova carteira deve chegar na biblioteca. Durante esse período o acadêmico ganha uma autorização para retirar o material da biblioteca.