Na manhã movimentada de vestibular na última terça-feira, 04, estiveram presentes no Centro Universitário Franciscano os professores Jean-Claude Régnir e Nadja Acioly- Régnier, da IUFM Université Lyon I e II da França. Os dois fazem parte do grupo de pesquisadores do projeto Impacto formativo no mestrado profissionalizante em ensino de Física e Matemática, coordenado pela professora da Unifra, Silvia Maria de Aguiar Isaías. O projeto teve início em 2011, com duração de dois anos e será prorrogado por mais dois anos. A coordenadora do projeto conta que o mestrado profissionalizante de ensino de Física e Matemática é divido em áreas especificas: ensino de física, ensino de matemática e na área de educação
No Rio Grande do Sul a Univeristé do Lyon possui convênios com a Unifra, UCS e Unisinos entre outras universidades em demais estados do Brasil.
O trabalho realizado por uma equipe de sete pesquisadores é uma pesquisa internacional que estuda qual o impacto da formação dos mestrandos em ensino de Física e Matemática. O professor Jean-Claude salienta que o convênio além de permitir intercâmbios de pesquisadores, professores, seminários, eventos, publicações é um quadro de cooperação internacional.
A professora Nadja descreveu a Unifra como uma instituição séria que possui pesquisadores de alta qualidade com quem eles tem possibilidades de trocas de especificidades nos dois lados. “Realmente um crescimento comum. O que se tem de mais específico na França se é trocado com os colegas brasileiros que colaboram com muitas novidades do que se está acontecendo aqui no Brasil. Isto permite o crescimento da pesquisa e da formação dos pesquisadores, tanto dos jovens quanto dos mais antigos”, declara a pesquisadora.
Por Tiéle Abreu , equipe da ACS.