O Salão de Atos do Edifício João Fontoura Borges, antiga SUCV, foi palco do lançamento da edição 2012 da Feira do Livro de Santa Maria.
O principal evento cultural da cidade começa a transformar a paisagem da cidade. Na solenidade foi apresentada a campanha publicitária desse ano e os homenageados. Com intervenções teatrais do grupo OCA Brasil, a cerimônia aconteceu em um clima de curiosidade e empolgação. As primeiras edições da feira e sua evolução foram relembradas logo no início pelas autoridades.
O Patrono desta edição, o escritor e professor do curso de Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Pedro Brum Santos, em um discurso breve, agradeceu a todos pela homenagem, principalmente aos seus alunos. Ele destacou a importância pessoal do reconhecimento já que se trata de um evento relevante para a região.
“É uma homenagem que eu recebo com humildade, orgulho, entusiasmo e com compromisso. Porque afinal de contas se trata de um grande evento, afirmado no panorama cultural de Santa Maria e do Estados. Estarão circulando pela feira milhares de pessoas, escritores, jovens, leitores experimentados, leitores iniciantes. Estarão presentes na feira muitos convidados de fora, escritores consagrados no panorama brasileiro e quem sabe internacional. E o patrono tem que se haver um pouco com essa gente toda. Por isso é um grande compromisso”, afirma Pedro Brum Santos.
A professora Cristina Hollerbach, do curso de Publicidade e Propaganda da Unifra, em nome da Comissão Organizadora da Feira do Livro de Santa Maria explicou que a organização da feira é um ciclo contínuo.
Segundo ela, “a feira do livro nunca termina. Na verdade quando encerra uma edição planejamos a outra. Nos encontramos de fato a partir do início do ano. Antes disso fazemos contatos por telefone, e-mail para fazer as definições prévias porque o projeto de lei de incentivo a cultura deve ser encaminhado até outubro e o do Estado até outubro do ano anterior.”A escolha das personalidades homenageadas é realizada através de indicação, após é realizado uma reunião para a votação onde os integrantes da comissão decidem os escolhidos.
Quanto à campanha publicitária deste ano, foram os representantes da agência experimental da FACOS que apresentaram o material publicitário desta edição na cerimônia. A acadêmica Roberta Farencena De Arruda explicou que a decisão veio após várias idéias, baseadas nas campanhas anteriores e nas sugestões e discussões: o “brainstorming.
“Analisamos o que tornaria uma maior interação entre o público e a feira. O tema é muito legal na medida em que ele nos faz parar para pensar os sentidos que a leitura realmente nos desperta. Por exemplo quando eu estava lendo tal livro eu ouvi o barulhos dos carros, eu senti o cheiro de café”, comenta a acadêmica Roberta.
A Feira do Livro de Santa Maria acontece de 28 de abril a 13 de maio na Praça Saldanha Marinho. Funciona das 13h às 21h, exceto aos sábados quando abre às 10 da manhã.