A tarde dessa quarta-feira, 21, foi marcada pela presença das egressas Bianca Zasso, Mariana Silveira e Elisa Fonseca, que falaram no assunto do qual ela mais gostam: cinema. A temática do encontro foi a produção de audiovisual. As egressas da Instituição contaram suas experiências e dificuldades de relacionar cinema com jornalismo.
Mariana, conta que sempre soube que não iria trabalhar na área de jornalismo, apesar de durante a faculdade ter se exercitado na profissão. “Nunca conciliei, porque eu entrei no curso sabendo que não sairia jornalista”, declara a diretora e roteirista do curta-metragem Valentina.
Elisa já soma em seu currículo a produção de um longa-metragem e de alguns curtas-metragens, incluindo Valentina. Ela explicou as dificuldades de produzir filmes e apresentou seus trabalhos de audiovisual. Elisa atualmente faz especialização na área.
Já Bianca, gosta de considerar-se a mediadora do filme. Fazer a relação entre as câmeras e o público. “Sempre quis ser jornalista, acreditava que o jornalismo iria me levar para o cinema, seria o meio para começar minha pesquisa em cinema”, relatou. Ela trabalhou como repórter de variedades e precisou passar pelo mercado pra descobrir que não queria ser repórter. “Mas, o jornalismo me ajudou para escrever críticas cinematográficas. Cinema é uma forma de linguagem e tem tudo a ver com o jornalismo”, contextualiza a pesquisadora.