O Centro Universitário Franciscano aprovou, nessa semana, o Curso Superior em Tecnologia de Design de Moda. O curso visa suprir a carência de profissionais no mercado do vestuário local e global. A duração é de cinco semestres e será oferecido pela Instituição no Vestibular de 2014.
O mercado da moda cresce cada vez mais em Santa Maria e região. Só na cidade, existem 208 empresas ligadas a esse setor. A pró-reitora e professora Vanilde Bisognin afirmou que a Instituição foi procurada por um grupo de empresários que solicitaram a formação de profissionais de moda e expressaram o desejo de tornar Santa Maria um pólo industrial da área. “Isso só será possível, se tivermos mão de obra que dê conta das necessidades”, ponderou a professora.
O curso foi pensado e estruturado pelas professoras Daniela Hinerasky, Maria da Graça Lisboa e Elza Hirata. “Formar profissionais criativos, com visão de mercado e habilidades práticas da produção, aptos não somente a desenvolver tecnicamente novos produtos, mas também compreender a moda como um movimento cultural e social”, declarou a professora Daniela sobre o diferencial da proposta.
Segundo a pró-reitora, a formação também pretende focar em questões ambientais e éticas. Exemplo disso é a utilização de resíduos da produção têxtil para a criação de projetos sustentáveis e de responsabilidade social. “A expectativa é de que tenhamos uma boa demanda, que consigamos consolidar o curso com muita qualidade e possamos fazer a diferença no mercado”, assegurou.