Faleceu na madrugada desta sexta-feira (22), em Porto Alegre, o ex-prefeito e ex-vereador Arthur Marques Pfeifer. Ele estava internado no Hospital Ernesto Dornelles, no bairro Azenha, há 15 dias.
Médico, nascido em 12 de fevereiro de 1922, Arthur Pfeifer ingressou na vida pública em 1964, eleito o vereador mais votado pela União Popular Santa-mariense (UPS), durante a legislatura do prefeito Paulo Lauda, integrando a bancada da UPS com o vereador Pedro Fernandes da Silveira.
Em sua atuação parlamentar, o vereador Pfeifer foi defensor do mandato gratuito para os parlamentares, apoiando a resolução que determinava apenas o pagamento do jeton (remuneração por presença nas sessões plenárias).
Eleito novamente como vereador em 1983, o Dr. Pfeifer apresentou, em 1987, junto com o então vereador Sérgio Achutti Blattes, o projeto de criação dos Conselhos Distritais. Em sua justificativa, os autores destacaram a necessidade do projeto para valorizar a população dos distritos, garantindo condições mínimas para que fixem moradia no campo.
Prefeito de Santa Maria de 1973 a 1976, Arthur Pfeifer recebeu o título de Cidadão Benemérito em 1993, sendo destacado como um homem correto em suas atitudes e justo em suas decisões, tendo pautado seu trabalho com integridade e seriedade ao longo de sua vida pública.
Arthur Marques Pfeifer será velado na capela F do Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre, das 13h30 às 21h30 desta sexta-feira.
Fonte: Ana Bittencourt (MTb 14.265), Assessoria da Câmara dos Vereadores.