Luzes, música e dança são a marca do espetáculo “Pedro, o viajante”, resultado do projeto de extensão Todos ao Palco da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa Extensão do Centro Universitário Franciscano. A peça, que fez sua pré-estreia hoje, sábado, dia 19, durante a 3ª Mostra de Profissões, às 15h30min, no Salão de Atos do Prédio 13, é orientada pelo professor do Curso de Jornalismo da instituição, Carlos Alberto Badke,. O espetáculo trouxe ao público, constituído em sua maioria por adolescentes e pais, uma diversidade de questões com as quais as famílias se deparam em seu dia a dia.
A mãe, advogada e contadora, Rosane Comin,que possui filhos adolescentes, revela que o espetáculo traduz as incertezas que angustiam tanto os jovens quanto aos pais. Para ela, é evidente, no decorrer das cenas, que a participação dos pais na escolha profissional dos filhos é fundamental , pois sem o seu apoio, os filhos se sentem perdidos.
A apresentação provoca uma mescla de sensações no público. Além da incerteza da escolha profissional, se manifestam também a alegria, o movimento, e a vontade de dançar ritmos musicais distintos.
A escolha de profissões antagônicas é uma das características do personagem principal, Pedro. Mas o desenrolar do espetáculo também mostra outra, a dificuldade de aprender a dançar, que se resolve quando ele descobre novos tipos de música e outras opções de dança.
Essa descoberta de novos ritmos também desperta no público a vontade de dançar. Fernanda dos Anjos, 32, estudante, conta que durante o espetáculo se envolveu com os ritmos musicais e que pretende procurar um local para aprendr a dançar.