Sábad0 diferente no Calçadão – Uma roda de capoeira que é promovida pela Associação de Capoeira de Rua Berimbau, todas as manhãs de sábado, conta com a presença de associações de outras cidades da região e também alunos de fora do país. A equipe da Central Sul acompanhou o encontro do último dia 17 de maio e conta um pouco sobre a prática nesta ocasião.
Segundo o aluno e professor Matheus Alflen, que treina capoeira há quatro anos, o encontro tem como objetivo a confraternização entre grupos que treinam e gostam de jogar capoeira. Além da roda tradicional de capoeira realizada no calçadão, houve também um batizado. O batizado é uma roda de capoeira solene e festiva, onde alunos novos recebem sua primeira corda e demais alunos podem passar para graduações superiores, é também onde o capoeirista recebe ou oficializa seu apelido, ou nome de capoeira. Como professor, Matheus ressalta a importância de repassar a cultura através da capoeira, pois é uma atividade que traz consigo histórias do provo brasileiro.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=L3Ei8I_IhCY”]
Ao assistir a roda de capoeira, Patricia Dotto, auxiliar financeira, diz que o que chama a sua atenção são os movimentos e a dança: “Eu admiro a coordenação motora, o domínio do corpo e da mente daqueles que praticam.” Para Lucas Ferrari, estudante, andar pelo calçadão torna-se agradável quando esses tipos de eventos acontecem: “Esse é um lugar de passagem, onde a maioria das pessoas tem algum compromisso e estão com pressa, então acho interessante esse tipo de manifestação, faz com que a gente saia do cotidiano e aprecie a arte.”
O funcionário público e mestre de capoeira Luiz Antonio Loreto, conhecido como Mestre Militar é o presidente da Associação de Capoeira de Rua Berimbau, que já existe há 15 anos em Santa Maria. Segundo ele a Associação tem caráter totalmente social e filantrópico: “Os alunos e professores se reúnem para aulas e para trabalhar outras culturas, como o Maculelê, o Jongo, o Samba. As aulas são realizadas sem cobrança de nenhuma mensalidade ou taxa monetária, fazendo com que todos possam participar, sem nenhum tipo de restrição.”
O Mestre Militar falou um pouco sobre a história da capoeira e também sobre a Associação, você encontra a entrevista em áudio abaixo.
https://soundcloud.com/francine-antunes/historia-da-capoeira-e-um-pouco-do-que-e-a-associacao-capoeira-de-rua-berimbau
Treinos de capoeira – Quem quiser participar, deve comparecer nos locais de treino e procurar se inscrever. A associação oferece treinos de capoeira totalmente gratuitos, para pessoas de todas as idades.
Locais – Casa De Cultura (ao lado do Banrisul) nas segundas, quartas e sextas às 20h, e no Museu Treze de Maio terças e quintas, às 20h. E também são realizadas rodas de capoeira todos os sábados na Praça Saldanha Marinho de Santa Maria às 12h.
Por Francine Antunes
Reportagem realizada para disciplina de Jornalismo Online