
Está na hora de mexer no guarda-roupa e trocar os figurinos. Com a chegada do outono e as coleções outono-inverno nas lojas, a pergunta de quem gosta de estar bem vestido não poderia ser outra: quais são as principais tendências?
Em um rápido olhar pelas vitrines de Santa Maria, já podemos conferir as novas coleções e as apostas de marcas e estilistas. São as roupas mais charmosas que agora saem do armário. O moletom chique, as calças modeladas, as franjas, a estamparia e outros conceitos ganham força para o frio.
Vanessa Aita, proprietária de uma loja no centro de Santa Maria aposta no moletom e também em vestidos, que ainda podem ser associados a outros tecidos, como o jeans resinado e o couro ecológico. “Antigamente o moletom era simples e básico. Hoje, ele vem estilizado, com detalhes, bordados, com outros tecidos e outros cortes que o tornam mais chique”, explica Vanessa.
O moletom pode ser usado tanto de forma casual como em eventos mais sofisticados, dependendo do modelo. “Pode-se combinar a blusa de moletom com um shortinho ou uma calça justa. Tudo depende da ocasião”, sugere a empresária.
Outra proposta forte para o outono/inverno é o estilo grunge. O grunge surgiu no final dos anos 80, início dos anos 90, nas ruas de Seattle com a influência musical do Indie Rock e Heavy Metal – um estilo jovem, rebelde e desleixado. Os looks são compostos por peças “oversized” – exageradas -, listras e xadrez. Está autorizado abusar das sopreposiçõesbem, peças como os gorros, coletes e coturnos. Calças desbotadas ou rasgadas, jaquetas estilizadas também fazem parte dessa estética.

Yasmim Lima é sócia proprietária de outra loja na cidade. Ela também trabalha suas vitrines para a nova estação. “Acho que as calças flare, as inspiradas nos anos 70, bem justas e com uma certa ‘boca sino’ vem forte para a nova estação. Blusas transparentes ou com estampas também estão entre as tendências”, aposta Yasmim. Ela acredita ainda nos vestidos estilo “midi”, que são as saias e vestidos acima do tornozelo.
Por Alexandre De Grandi