No Rio de Janeiro do século XIX, um homem de nome Belchior criou a primeira loja de venda de roupas e objetos de segunda mão que por isso ficaram conhecidas como lojas de belchior. Com o uso e a pronúncia de forma errada, ao longo do tempo, transformou-se em “brechó”, também conhecido como bazar de caridade. Neles, são vendidos produtos usados, como roupas, calçados, bijuterias, livros et.
A volta da febre dos brechós pega carona na tendência internacional de resgatar atributos e objetos de diferentes décadas a cada estação, a moda vintage. O vintage valoriza a qualidade e originalidade das melhores peças de um período, o que se pode observar também nos Antiquários. Uma das estrelas americanas mais conhecidas, Julia Roberts, entrou na onda vintage ao usar um vestido vintage Valentino em recente entrega do Oscar.
Mas não só as estrelas de Hollywood podem usar looks peças que já fizeram sucesso em outra época. Se você gosta usar e ousar com um estilo diferenciado e exclusivo, característico da moda dos brechó, você pode dar uma mexida no guarda-roupa da vovó e encontrar o look ideal.
Em Santa Maria hádiversas opções de brechós e aproveitamos para visitar alguns deles, onde a gente encontra peças para montar looks masculinos ou femininos casuais, de festa e streetwear. Tem para todos os gostos, tamanhos e bolsos. O Garagem_Mix, por exemplo, conta com um baú de peças disponíveis por apenas R$ 1. Famílias com menos condições podem se beneficiar.
Aproveita as sugestões de looks em torno de 50 reais que montamos para vocês. Quem pesquisa, fica na beca.
Por Laura Gross e Taís Hoerlle
Matéria realizada para a disciplina de Jornalismo de Moda