O outubro é considerado o mês para prevenção do câncer de Mama, um dos tipos que mais mata mulheres no mundo. Entretanto, se descoberto no início, as chances de cura são de até 90%.
A campanha outubro rosa teve início dos anos 1990 nos Estado Unidos pela Fundação Susan G. Komen for the Cure que lançou a ideia do laço cor-de-rosa na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. A partir daí o movimento chamado Outubro Rosa passou a ser conhecido internacionalmente e, hoje, o mundo todo adotou o mês para promover campanhas para conscientizar e alertar mulheres a fazer mamografias e o autoexame na mama.
Neste ano, a clínica Viver de Santa Maria realizará dia 25 de outubro das 14h às 15h, o 1º Encontro Rosa gratuito e aberto ao público interessado.
O evento que será realizado no Cerrito, contará com várias atrações, como: oficinas, quiosque de degustação, shows e espaços recreativos, de relaxamento, interativo e memórias, personal trainner e palestras com especialista em mama, e com Flávia Maoli que também ministrará oficina. Maoli tornou-se referência na área com o Projeto Camaleão que busca aumentar a autoestima das mulheres em tratamento do câncer. Maoli criou o projeto depois de ser diagnosticada com câncer de mama. O nome “Camaleão” é em virtude da habilidade do animal de mudar e se adaptar para conseguir sobreviver.