Há 30 anos, na clássica trilogia “Back to the future” ( De volta para o futuro) ocorre uma cena em que as personagens Emmett, Marty, Jennifer e Einstein entram no DeLorean, retornam para o futuro com a data 15 de outubro de 2015 e notam que tudo havia mudado. O diretor do filme, Robert Zemeckis, fez profecias sobre quais objetos iria deixar de existir e quais ainda estariam sendo utilizados.
Temos abaixo algumas das profecias:
1 – Morte dos Laser Discs ou LD’s e dos Compacts Disc ou CD’s: LD’s foi o primeiro disco óptico de armazenamento de vídeo e áudio disponível ao público. Eles deixaram de ser produzidos em janeiro de 2009. Já o CD é um dos meios mais populares ainda existentes de se armazenar vídeo, áudio e imagem.
2 – Criação de aparelhos com comando de voz: a partir de 2010, muitas empresas de tecnologia como telefônica estão investindo nessa ferramenta, atualmente temos o Google Now que é uma ferramenta desenvolvida pela empresa Google – tendo um total controle do aparelho telefônico apenas com a voz.
3 – Óculos de vídeo pessoal: A Google desenvolveu o Google Glass, um óculo digital com capacidades de um celular e todas as suas funções com comando de voz e movimento do supercílio.
4 – Grandes monitores de tela plana: Tanto no cinema quando nas Smart TV’s podemos ver os grandes monitores, com tecnologia inteligente entre outras ferramentas.
5 – Videochamada ou videoconferência: A videochamada é muito utilizada na atualidade, pelo programa Skype que permite qualquer pessoa portando uma rede internet pode fazer uma chamada em vídeo com outra em qualquer lugar do mundo. Já a videoconferência é muito utilizada pelas grandes empresas para reuniões de negócios ou semelhante.
6 – Computadores e tablet’s portáteis: Notebooks e tablets são cada vez mais comuns no meio tecnológico, fáceis de levar e manusear.
7 – Pagamentos pelo celular: Com o seu aparelho smartphone é possível comprar produtos que antes só indo na loja para ter acesso, passagens aéreas também podem ser compradas por celular.
Pode-se ver que nos últimos 30 anos muitas tecnologias do filme que antes eram apenas sonhos agora são cada vez mais comuns. E a tendência é cada vez mais os objetos se tornarem tecnológicos.