Pessoas que adoram cães, mas moram em apartamento, devem ficar atentas ao tipo de animal. Para ajudá-lo a escolher a melhor raça, entrevistamos o veterinário Vitor Schuch Neto, proprietário de uma casa agropecuária de Itaara. O veterinário indica raças dóceis, fáceis de educar e que não soltam muito pelo. Confira a lista com as sete raças indicadas.
Shih Tzu: De pequeno porte, apresentando no máximo 27 cm de altura, o peso médio do Shih Tzu varia de 4,5 a 8 kg. Ainda de acordo com o standard da raça, o peso ideal fica entre 4,5 e 7,5 kg.
Pug: De acordo com o standard oficial, a raça Pug é considerada de porte pequeno, o peso dos cães fica entre os 6,3 e 8,1 kg.
Pequinês: Todas as cores e marcas são admitidas para os cães da raça Pequinês, e apreciadas igualmente, com exceção do albino e da cor de fígado. Os exemplares multicolores apresentam manchas bem definidas. De pequeno porte, o peso da raça Pequinês fica entre os 2 e 8 kg.
Yorkshire Terrier : A linha geral do Yorkshire Terrier dá a impressão de um corpo vigoroso e bem proporcionado. De tamanho pequeno, o peso do Yorkshire não ultrapassa os 3,2 kg.
Maltês: É um cão de porte pequeno. Os cães machos desta raça apresentam entre 21 e 25 cm, e as fêmeas entre 20 e 23 cm, medidos sempre a altura da cernelha. O peso fica entre os 3 e 4 kg.
Pinscher Miniatura: De porte pequeno, a altura da raça Pinscher Miniatura fica entre 25 e 30 cm, medidos sempre a altura da cernelha.
Lhasa Apso: De pequeno porte, a altura dos cachorros da raça Lhasa Apso é, em média de 25 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas são ligeiramente menores que os machos.
João Pedro Foletto, para a disciplina de jornal online