Santa Maria, RS (ver mais >>)

Santa Maria, RS, Brazil

A fórmula para o sucesso

Foto Felipe Michalski (agência)
Alunos aproveitam aulões para pegar as últimas dicas para o Enem. (Foto: Felipe Michalski/ Laboratório de Fotografia e Memória)

Outubro é o mês da prevenção do câncer de mama, do dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida, mas para mais de 7,7 milhões de estudantes é o mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Eles preparam-se o ano todo, ou até mesmo durante anos para a tão sonhada vaga em uma universidade federal ou em alguma universidade particular. É fórmula de matemática, diagramas de biologia e muita leitura na literatura. Esses milhões de jovens veem nesta prova uma oportunidade de realizar seus sonhos e ter um futuro melhor.

– O  ENEM não é nada parecido com o vestibular tradicional com o qual estávamos acostumados. Diante disso, precisei aprimorar mais a Matemática, pois são 45 questões o que pesa bastante na pontuação da prova. Revela Thadeu de Oliveira Lucca, que há dois  anos tenta sua vaga em medicina.

A prova ocorre neste final de semana, no sábado e no domingo (24 e 25) e conta com 4h30min de duração no primeiro dia e 5h30min de duração no segundo dia. No dia 24(sábado) as matérias abordadas serão física, química, biologia, história, geografia, filosofia e sociologia. Já no dia 25(domingo) serão cobradas as disciplinas de matemática, português, língua estrangeira (Inglês ou espanhol), literatura, educação física, artes e por fim, mas não menos importante, terão de fazer a redação.

Não esqueça sua caneta preta, de tubo transparente, um documento oficial com foto e fique atento aos horários de fechamento dos portões em cada estado.

pauta enem 1

pauta enem 3

pauta enem 2

pauta enem..

– Até hoje “tô” comendo só besteira e coloco um vídeo aula até pegar no sono. Acho que preparação eu tive. Se eu deixar o lado emocional agir, vou pensar que podia ter estudado mais, sei, todavia, que fiz o meu máximo. Relata Pedro José Silva, que também está no seu segundo ano de preparação para medicina.

E para tranquilizar ainda mais os estudantes, a Agência Central Sul foi buscar aquelas últimas dicas com os professores do Riachuelo Pré-Vestibular e com os professores do Totem Vestibulares:

Física, por Vasco, Riachuelo Pré-Vestibular: “Energias em geral, identificando-as em cinética ou mecânica, converter essa energia, pergunta sobre temperatura, questão envolvendo conceito de calor, pois está no nosso dia-a-dia, e alguma questão envolvendo cinemática também e principalmente questão envolvendo consumo de energia elétrica.”.

Química, por Carla, Riachuelo Pré-Vestibular: “Cuida a parte de cálculos químicos que envolvem as relações estequiométricas, como o numero de mol, o numero de moléculas, que pode aparecer junto com a parte de soluções que trabalha com a maior parte das concentrações em mols/litro. A termoquímica quando a gente trabalha com quantidade de energia, principalmente nas reações de combustão (de queima). Cuidar, do mesmo modo, as quantidades estequiométricas. Atentar para a parte de eletroquímica que aplica a reciclagem de material, com metal de sacrifício então deve-se olha o potencial das pilhas, tem que olhar que quanto maior o potencial de redução, maior a tendência a reduzir. E um outro ponto que pode casar com a biologia é a a cinética química, que envolve as reações químicas e toda a parte dos fatores que alteram a velocidade (temperatura, pressão, superfície de contato). O equilíbrio químico envolvendo pH e pOH e a parte de sais (sal acido, básico ou neutro), determinando se o sal vem do um acido forte, de uma base forte ou de um acido fraco, uma base fraca.”.

Biologia, por Regina e Cadidja, Riachuelo Pré-Vestibular: “Ecologia para conscientizar o aluno a exercer sua cidadania, genética na parte de doenças, síndromes, sinais, sintomas, vacinas, soros, DST’s; higiene, promoção de saúde, tudo que envolve nossa vida e nossa saúde.”.

História, por Bussunda, Riachuelo Pré-Vestibular: “O conteúdo de Brasil abrange mais da metade da prova. O século XX também está presente, os governos de Vargas, dos militares, o período da redemocratização, a própria republica velha ou no século XIX o segundo reinado. E na história geral o nazismo, fascismo, a crise de 29, o ambiente cultural da época da guerra fria(o movimento hippie, movimento estudantil no Brasil nos anos 60, movimento negro, feminismo).”

Geografia, por Giba, Riachuelo Pré-Vestibular: “Leitura dos textos e imagens (isso mesmo, imagem se lê), pois boa parte das respostas estará neles. Assuntos do cotidiano como problemas sociais e ambientais, taxas demográficas, urbanização, transportes e fontes de energia costumam aparecer.”

Filosofia e Sociologia, por Josi, Totem Vestibulares: “Na filosofia pode vir à ética, algo relacionado ao direito dos animais, o uso de animais na ciência, o consumo de carne animal, a ética aristotélica, a filosofia politica e a teoria do conhecimento (racionalismo, empirismo). Já na parte da sociologia, acredito que venha algo sobre os direitos humanos, principalmente por causa dos conflitos e seus refugiados, a questão da violência e do direito das mulheres (pela aprovação da lei do feminicídio), talvez possa aparecer algo relacionado ao Marx e questões de globalização geral para dialogar com a geografia.”.

Matemática, por Levi, Totem Vestibulares: “A prova do Enem de matemática é uma das mais completas, pois contempla todos os conteúdos e ela privilegia o conhecimento geral do aluno e a visão logico-matemática que precisamos ter. Dentro das apostas para o Enem está a matemática mais fundamental (a regra de três, porcentagem, equacionamento). Metade da prova é para resolução de problemas diários. Usar a simplificação também ajuda na questão do tempo, o aluno não precisa realizar todos os cálculos que aparecem, basta ele usar o raciocínio logico. E em termos de conteúdo temos três eixos: a álgebra (funções de primeiro e segundo grau); o conhecimento geométrico; e a parte de estática, probabilidade e analise combinatória.”.

Português, por Simone, Riachuelo Pré-Vestibular: “Gêneros textuais envolvendo questões de gêneros digitais (blogs, redes sociais, chat, hipertextos), variedades linguísticas, funções da linguagem, muitas questões envolvendo o porquê do humor e elementos de coesão, tudo isso dentro do contexto de interpretação das questões.”.

Espanhol, por Gabriela, Riachuelo Pré-Vestibular: “A prova é basicamente compreensão e interpretação textual, gêneros textuais (histórias em quadrinho, texto jornalístico, charge, fragmentos de contos e de música). Mas o que é bem importante revisar é as conjunções, os elementos de coesão para uma melhor interpretação do texto, pois o aluno não precisa traduzir palavra por palavra, a questão normalmente pede uma compreensão geral do texto para responder a pergunta.”.

Inglês, por Denise e Manu, Riachuelo Pré-Vestibular: “Exige compreensão de texto, conjunções o aluno deve revisar, pronomes, questões de referencial, cuidar o enunciado, pois ele vem dividido em duas partes, a primeira vai te situar sobre o texto e na segunda parte vai ter o comando da questão, que é o que está sendo pedido. Cuidar a linguagem não verbal, as partes destacadas no texto são de extrema importância também. E por fim, observar a fonte do texto, pois é onde tu vais ter a confiabilidade do teu conteúdo.”.

Literatura, por Lucas, Totem Vestibulares: “A literatura vem interagindo com as outras áreas do conhecimento, como a história, a outras artes como a pintura, arquitetura, a escultura e com a própria filosofia. O que aparece são períodos literários, na literatura brasileira desde 1500 até o período contemporâneo. O que eles podem colocar também são dois textos de períodos diferentes, perguntando sobre a intenção dos autores.”.

Artes, por Jonathas, Riachuelo Pré-Vestibular: “A semana de 22, arte moderna brasileira, as vanguardas europeias. Mas a prova não vem necessariamente vinculada à prova de literatura, ou história, vem com questões especificas também.”.

Educação Física, por Alessandra, Riachuelo Pré-Vestibular: “Cuidar os benefícios da atividade física para o organismo, anaeróbio (não usa oxigênio), aeróbio (usa oxigênio), e os princípios de treinamento (Individualidade Biológica, Adaptação, Sobrecarga e Continuidade).”.

Redação, por Rosangela, Riachuelo Pré-Vestibular: “O aluno pode ficar tranquilo quanto ao tema de redação, pois é algo dentro da realidade dele, e é algo que diz respeito à cidadania. Mas podemos citar alguns temas possíveis: a questão da religião, por exemplo, indiretamente ligada à questão do estatuto da família, excluindo os , que já são reconhecidos pelo judiciário. E isso poderia ser uma questão de até que ponto num estado laico, como o Brasil, esses aspectos religiosos estão impactando e até que ponto isso teria uma volta da discriminação pela religião. Ou o ponto das empregadas domésticas, referindo-se à legislação, e o foco deles pode ser no juízo de pros e contras. E um possível terceiro aspecto, a água, na questão da má administração da agua potável. Mas o aluno deve cuidar a leitura da proposta, se é positivo ou negativo, se é causa ou consequência, ou se eles pedem só a solução que é uma característica do Enem e cuidar para não colocar essa solução só no paragrafo de conclusão. Porém o aluno deve deter-se no comando da redação e ver o que é pedido, se é causa-consequência-solução, pode-se colocar a causa-consequência nos parágrafos de desenvolvimento e a solução na conclusão. Mas a solução, além de ter ‘o que fazer’ e ‘para que fazer’, deve constar ‘como fazer’ e ‘quem vai fazer’.

– A prova do Enem exige muita superação física. A sugestão é fazer a prova de línguas antes, pois o aluno vai estar mais calmo e tranquilo e depois faz a de matemática e as outras questões. E também da uma saída, vai no banheiro, lava o rosto, toma uma água, leva uma barrinha de cereal. É importante isso, porque a prova do Enem não pode ser chutada, tu deve marcar a correta ou a quase correta, pra tua média não cair muito. É o conselho das professoras Denise e Manu, de inglês do Riachuelo Pré-Vestibular.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Foto Felipe Michalski (agência)
Alunos aproveitam aulões para pegar as últimas dicas para o Enem. (Foto: Felipe Michalski/ Laboratório de Fotografia e Memória)

Outubro é o mês da prevenção do câncer de mama, do dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida, mas para mais de 7,7 milhões de estudantes é o mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Eles preparam-se o ano todo, ou até mesmo durante anos para a tão sonhada vaga em uma universidade federal ou em alguma universidade particular. É fórmula de matemática, diagramas de biologia e muita leitura na literatura. Esses milhões de jovens veem nesta prova uma oportunidade de realizar seus sonhos e ter um futuro melhor.

– O  ENEM não é nada parecido com o vestibular tradicional com o qual estávamos acostumados. Diante disso, precisei aprimorar mais a Matemática, pois são 45 questões o que pesa bastante na pontuação da prova. Revela Thadeu de Oliveira Lucca, que há dois  anos tenta sua vaga em medicina.

A prova ocorre neste final de semana, no sábado e no domingo (24 e 25) e conta com 4h30min de duração no primeiro dia e 5h30min de duração no segundo dia. No dia 24(sábado) as matérias abordadas serão física, química, biologia, história, geografia, filosofia e sociologia. Já no dia 25(domingo) serão cobradas as disciplinas de matemática, português, língua estrangeira (Inglês ou espanhol), literatura, educação física, artes e por fim, mas não menos importante, terão de fazer a redação.

Não esqueça sua caneta preta, de tubo transparente, um documento oficial com foto e fique atento aos horários de fechamento dos portões em cada estado.

pauta enem 1

pauta enem 3

pauta enem 2

pauta enem..

– Até hoje “tô” comendo só besteira e coloco um vídeo aula até pegar no sono. Acho que preparação eu tive. Se eu deixar o lado emocional agir, vou pensar que podia ter estudado mais, sei, todavia, que fiz o meu máximo. Relata Pedro José Silva, que também está no seu segundo ano de preparação para medicina.

E para tranquilizar ainda mais os estudantes, a Agência Central Sul foi buscar aquelas últimas dicas com os professores do Riachuelo Pré-Vestibular e com os professores do Totem Vestibulares:

Física, por Vasco, Riachuelo Pré-Vestibular: “Energias em geral, identificando-as em cinética ou mecânica, converter essa energia, pergunta sobre temperatura, questão envolvendo conceito de calor, pois está no nosso dia-a-dia, e alguma questão envolvendo cinemática também e principalmente questão envolvendo consumo de energia elétrica.”.

Química, por Carla, Riachuelo Pré-Vestibular: “Cuida a parte de cálculos químicos que envolvem as relações estequiométricas, como o numero de mol, o numero de moléculas, que pode aparecer junto com a parte de soluções que trabalha com a maior parte das concentrações em mols/litro. A termoquímica quando a gente trabalha com quantidade de energia, principalmente nas reações de combustão (de queima). Cuidar, do mesmo modo, as quantidades estequiométricas. Atentar para a parte de eletroquímica que aplica a reciclagem de material, com metal de sacrifício então deve-se olha o potencial das pilhas, tem que olhar que quanto maior o potencial de redução, maior a tendência a reduzir. E um outro ponto que pode casar com a biologia é a a cinética química, que envolve as reações químicas e toda a parte dos fatores que alteram a velocidade (temperatura, pressão, superfície de contato). O equilíbrio químico envolvendo pH e pOH e a parte de sais (sal acido, básico ou neutro), determinando se o sal vem do um acido forte, de uma base forte ou de um acido fraco, uma base fraca.”.

Biologia, por Regina e Cadidja, Riachuelo Pré-Vestibular: “Ecologia para conscientizar o aluno a exercer sua cidadania, genética na parte de doenças, síndromes, sinais, sintomas, vacinas, soros, DST’s; higiene, promoção de saúde, tudo que envolve nossa vida e nossa saúde.”.

História, por Bussunda, Riachuelo Pré-Vestibular: “O conteúdo de Brasil abrange mais da metade da prova. O século XX também está presente, os governos de Vargas, dos militares, o período da redemocratização, a própria republica velha ou no século XIX o segundo reinado. E na história geral o nazismo, fascismo, a crise de 29, o ambiente cultural da época da guerra fria(o movimento hippie, movimento estudantil no Brasil nos anos 60, movimento negro, feminismo).”

Geografia, por Giba, Riachuelo Pré-Vestibular: “Leitura dos textos e imagens (isso mesmo, imagem se lê), pois boa parte das respostas estará neles. Assuntos do cotidiano como problemas sociais e ambientais, taxas demográficas, urbanização, transportes e fontes de energia costumam aparecer.”

Filosofia e Sociologia, por Josi, Totem Vestibulares: “Na filosofia pode vir à ética, algo relacionado ao direito dos animais, o uso de animais na ciência, o consumo de carne animal, a ética aristotélica, a filosofia politica e a teoria do conhecimento (racionalismo, empirismo). Já na parte da sociologia, acredito que venha algo sobre os direitos humanos, principalmente por causa dos conflitos e seus refugiados, a questão da violência e do direito das mulheres (pela aprovação da lei do feminicídio), talvez possa aparecer algo relacionado ao Marx e questões de globalização geral para dialogar com a geografia.”.

Matemática, por Levi, Totem Vestibulares: “A prova do Enem de matemática é uma das mais completas, pois contempla todos os conteúdos e ela privilegia o conhecimento geral do aluno e a visão logico-matemática que precisamos ter. Dentro das apostas para o Enem está a matemática mais fundamental (a regra de três, porcentagem, equacionamento). Metade da prova é para resolução de problemas diários. Usar a simplificação também ajuda na questão do tempo, o aluno não precisa realizar todos os cálculos que aparecem, basta ele usar o raciocínio logico. E em termos de conteúdo temos três eixos: a álgebra (funções de primeiro e segundo grau); o conhecimento geométrico; e a parte de estática, probabilidade e analise combinatória.”.

Português, por Simone, Riachuelo Pré-Vestibular: “Gêneros textuais envolvendo questões de gêneros digitais (blogs, redes sociais, chat, hipertextos), variedades linguísticas, funções da linguagem, muitas questões envolvendo o porquê do humor e elementos de coesão, tudo isso dentro do contexto de interpretação das questões.”.

Espanhol, por Gabriela, Riachuelo Pré-Vestibular: “A prova é basicamente compreensão e interpretação textual, gêneros textuais (histórias em quadrinho, texto jornalístico, charge, fragmentos de contos e de música). Mas o que é bem importante revisar é as conjunções, os elementos de coesão para uma melhor interpretação do texto, pois o aluno não precisa traduzir palavra por palavra, a questão normalmente pede uma compreensão geral do texto para responder a pergunta.”.

Inglês, por Denise e Manu, Riachuelo Pré-Vestibular: “Exige compreensão de texto, conjunções o aluno deve revisar, pronomes, questões de referencial, cuidar o enunciado, pois ele vem dividido em duas partes, a primeira vai te situar sobre o texto e na segunda parte vai ter o comando da questão, que é o que está sendo pedido. Cuidar a linguagem não verbal, as partes destacadas no texto são de extrema importância também. E por fim, observar a fonte do texto, pois é onde tu vais ter a confiabilidade do teu conteúdo.”.

Literatura, por Lucas, Totem Vestibulares: “A literatura vem interagindo com as outras áreas do conhecimento, como a história, a outras artes como a pintura, arquitetura, a escultura e com a própria filosofia. O que aparece são períodos literários, na literatura brasileira desde 1500 até o período contemporâneo. O que eles podem colocar também são dois textos de períodos diferentes, perguntando sobre a intenção dos autores.”.

Artes, por Jonathas, Riachuelo Pré-Vestibular: “A semana de 22, arte moderna brasileira, as vanguardas europeias. Mas a prova não vem necessariamente vinculada à prova de literatura, ou história, vem com questões especificas também.”.

Educação Física, por Alessandra, Riachuelo Pré-Vestibular: “Cuidar os benefícios da atividade física para o organismo, anaeróbio (não usa oxigênio), aeróbio (usa oxigênio), e os princípios de treinamento (Individualidade Biológica, Adaptação, Sobrecarga e Continuidade).”.

Redação, por Rosangela, Riachuelo Pré-Vestibular: “O aluno pode ficar tranquilo quanto ao tema de redação, pois é algo dentro da realidade dele, e é algo que diz respeito à cidadania. Mas podemos citar alguns temas possíveis: a questão da religião, por exemplo, indiretamente ligada à questão do estatuto da família, excluindo os , que já são reconhecidos pelo judiciário. E isso poderia ser uma questão de até que ponto num estado laico, como o Brasil, esses aspectos religiosos estão impactando e até que ponto isso teria uma volta da discriminação pela religião. Ou o ponto das empregadas domésticas, referindo-se à legislação, e o foco deles pode ser no juízo de pros e contras. E um possível terceiro aspecto, a água, na questão da má administração da agua potável. Mas o aluno deve cuidar a leitura da proposta, se é positivo ou negativo, se é causa ou consequência, ou se eles pedem só a solução que é uma característica do Enem e cuidar para não colocar essa solução só no paragrafo de conclusão. Porém o aluno deve deter-se no comando da redação e ver o que é pedido, se é causa-consequência-solução, pode-se colocar a causa-consequência nos parágrafos de desenvolvimento e a solução na conclusão. Mas a solução, além de ter ‘o que fazer’ e ‘para que fazer’, deve constar ‘como fazer’ e ‘quem vai fazer’.

– A prova do Enem exige muita superação física. A sugestão é fazer a prova de línguas antes, pois o aluno vai estar mais calmo e tranquilo e depois faz a de matemática e as outras questões. E também da uma saída, vai no banheiro, lava o rosto, toma uma água, leva uma barrinha de cereal. É importante isso, porque a prova do Enem não pode ser chutada, tu deve marcar a correta ou a quase correta, pra tua média não cair muito. É o conselho das professoras Denise e Manu, de inglês do Riachuelo Pré-Vestibular.