Existem diferentes modos de impressão, entre elas a em terceira dimensão (3D), tecnologia inventada pelo norte-americano Chuck Hull em 1984. Esta impressora possibilita a produção de objetos sob medida.
Em Santa Maria, existem empresas, como a Clínica de Radiologia Odontológica Medianeira (CROM), que usam esta impressora. Também há uma unidade na Incubadora Tecnológica da Unifra (Itec), que a utiliza para realizar a prototipagem de projetos das empresas em incubação e atender à demanda da comunidade acadêmica. “Os objetos impressos têm uma complexidade variada, muitos são projetos das empresas incubadas, outros são dos acadêmicos, principalmente do curso de Design e Arquitetura”, explica o professor Lissandro Dorneles Dalla Nora, coordenador da Itec. O material utilizado na impressão da Itec é com um polímero biodegradável, o ácido polilático.
Não há limites de impressões a serem feitas e é possível a impressão colorida. “Atualmente o modelo que temos aceita 1 cor por vez, ou seja, o objeto é impresso com uma cor especifico, para a troca deve-se substituir o filamento do impresso por outro”, afirma o professor.
Sobre o conserto, utiliza-se a assistência do fornecedor.
Por Andressa Marin, Anna Carolina B. Franchi e Taciana de Bem para a disciplina de Jornalismo Online
Uma resposta
Interessante, eu estava pesquisando impressora 3d em santa Maria e a matéria foi muito útil.