A Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), situada na avenida Rio Branco entre as ruas 13 de Maio e Vale Machado, reúne empresas de transporte coletivo e é responsável pela organização e realização de cadastros de passageiros, venda de vale transporte e disponibilização de horários de ônibus.
Uma enquete realizada na Praça Saldanha Marinho e em quatro paradas de ônibus dispostas ao longo da Rio Branco, quis saber a opinião dos passageiros à respeito do endereço da ATU, uma vez que a central se localiza no final da avenida, um ponto nada estratégico aos usuários do transporte público.
Das 10 pessoas ouvidas, 5 afirmaram que o ponto de atendimento é distante do centro da cidade. O estudante Klaus Hans Amorim, 20 anos, acredita que por muitas pessoas dependerem do transporte coletivo, a associação deveria se fixar em um ponto mais central,””A localização é péssima, pessoas que moram longe precisam se deslocar até aqui, muitas vezes apenas para efetuar uma recarga” .
Clauzia Luciane,46, também compartilha da mesma opinião de Klaus, “é contramão, e ainda fecha cedo”.
Já Renata Schirmer,32 anos, acredita que o endereço não é ruim. Segundo ela ” a distância é relativa, a ATU,para mim, está dentro do centro”. Assim como Renata, a jovem Giovanna Silva, 19 anos, não se incomoda com a localização da associação,” não é um ponto ruim, apenas deveria ter mais pessoas atendendo”, relata Giovanna.
A enquete também solicitava que os entrevistados propusessem melhorias para a ATU. Seis pessoas sugeriram a fixação de outros pontos de recarga na cidade. Entretanto, de acordo com Cristiano da Silva Andretta,gerente operacional do Sistema Integrado Municipal (SIM), não há previsão para mudança de endereço da Associação dos Transportadores Urbanos. Quanto à disposição de outros pontos em Santa Maria, Andretta diz, “não temos nada previsto. Atualmente existe um posto de vendas externo no campus da UFSM.