Durante o verão, as pessoas ficam mais dispostas e motivadas para a realização de atividades físicas, sejam elas de lazer, ao ar livre ou ainda em ambientes fechados. É comum nesse período do ano que as academias fiquem lotadas de pessoas que desejam retomar à forma. Porém, os exercícios físicos precisam ser dosados e aliados a uma alimentação balanceada e condizente com o calor.
O calor faz com que as pessoas fiquem mais expostas ao sol, à água e ao vento. O verão é uma estação que pode trazer riscos para as pessoas que não estão habituadas a certos hábitos. O calor intenso pode causar danos à saúde das pessoas se não forem tomados cuidados adequados.
O professor e dono da Gemius Academia, Aramis Soares Goulart, lembra algumas precauções que devem ser tomadas nessa época do ano. Confira as 9 dicas para entrar bem no verão:
- Avaliação médica
Antes de iniciar a prática de atividade física, faça avaliação médica.
- Escolha do exercício
Analise o seu estilo de vida e avalie se você tem mais aptidão para exercícios aeróbicos, musculação ou recreativo, como futebol ou vôlei.
3. Hidratação
A água deve ser prioridade antes, durante e depois da prática de atividades físicas. A alta temperatura faz com que o corpo perca mais água e sais minerais.
- Usar roupas adequadas
Na hora de praticar exercícios, use roupas que facilitam a secagem do suor e que não apertem, facilitando a movimentação.
5. Horários certos
Os horários mais adequados para a prática esportiva são o início da manhã, até as 10h, e após às 16h. Nesses horários, os riscos de doenças decorrentes da exposição excessiva ao sol, como o câncer de pele, são menores.
- Respirar corretamente
Inspire pelo nariz, que tem mecanismos para filtrar o ar e permite uma ventilação mais eficiente e segura.
- Alongamento
O alongamento é fundamental para a prática de exercícios físico. No verão, por estar com o corpo aquecido, algumas pensam que o alongamento é dispensável. No entanto, alongar reduz o risco de lesões.
- Regularidade
A prática de exercícios físicos deve ser regular e durar, no mínimo, 30 minutos, mas variam conforme a disponibilidade individual. As atividades devem ser realizados de forma frequente quatro vezes por semana, com intervalo de descanso entre três dias. Para pessoas idosas, o exercício mais indicado é a caminhada, que deve durar aproximadamente 40 minutos.
- Alimentação
Além de hidratar o corpo, é preciso ter uma alimentação leve, como ingestão de frutas da estação, verduras e legumes. Carboidratos também são importantes, pois são ricos em fonte de energia.
Por Rafael Finger para a disciplina de Jornalismo Online